10 de abril de 2021 Atualizado 17:15

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Santa Bárbara

Samaritano inaugura hospital em Santa Bárbara nesta quarta

Atendimento em Americana será transferido já no primeiro dia para o município barbarense

Por Leonardo Oliveira

30 mar 2021 às 18:53

O Hospital Samaritano fica no Jardim Santa Rosa I - Foto: Marcelo Rocha - O Liberal

A nova unidade do Hospital Samaritano em Santa Bárbara d’Oeste será inaugurada às 7 horas desta quarta-feira (31). Todo o atendimento médico realizado em Americana já será transferido neste primeiro dia para o município barbarense.

Somente a realização de alguns procedimentos, como mamografia, endoscopia e o posto de coleta de exames continuarão funcionando em Americana. Aqueles que precisarem de outros atendimentos, incluindo do PS (Pronto-Socorro), já deverão procurar o prédio em Santa Bárbara nesta quarta.

O Hospital Samaritano fica no Jardim Santa Rosa I. A entrada dos pacientes será pela Rua Joanópolis – o imóvel fica na esquina com a Rua Limeira. Os pacientes com sintomas do novo coronavírus (Covid-19) terão um local diferente para triagem, para evitar o contato com os demais.

A reportagem fez uma visita ao hospital na tarde desta terça-feira. Ele fica em uma área total de 18 mil metros quadrados e em uma área construída de 5,4 mil metros quadrados. Neste início de trabalho no novo local, já começarão a funcionar o PS, o ambulatório de especialidades, ala de observação, ortopedia, pediatria e laboratório, entre outros.

O hospital terá 10 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e um de isolamento, estrutura que não existia na unidade de Americana. Além disso, serão 25 leitos de internação, sete leitos de recuperação pós anestesia, UTI neonatal, ala de observação adulto e infantil, setor de diagnóstico com exames de imagem e Hemodinâmica (angioplastia e cateterismo).

Um espaço de convivência também está em construção. Cerca de 110 mil pessoas são beneficiárias do Plano Hospital Samaritano (PHS Samaritano Saúde) na região, ainda de acordo com a assessoria de imprensa.

O corpo clínico do novo Hospital Samaritano vai contar com médicos de Americana e Santa Bárbara d’Oeste. O hospital chama os leitos de “chalés”. A maioria dos quartos fica de frente com uma área verde, em uma tentativa de disfarçar, ao máximo, o ambiente hospitalar.

A nova unidade não terá leitos exclusivos para pacientes do novo coronavírus (Covid-19). Segundo a assessoria do hospital, a estratégia foi de concentrar os pacientes com síndromes respiratórias nas UR (Unidades Respiratórias) instaladas nos hospitais de Campinas e Indaiatuba.

Com isso, aqueles com sintomas respiratórios que procurarem o novo hospital e precisarem de internação serão transferidos para essas unidades.

AMERICANA

Com a abertura do Hospital em Santa Bárbara d´Oeste, os serviços hospitalares do Hospital Samaritano Americana serão transferidos para a nova unidade. Em Americana, o local que hoje abriga o Hospital será reformado para receber o Centro Clínico e o Espaço Saúde (Medicina Preventiva) instalados atualmente no Smart Mall.

Os serviços serão oferecidos num espaço mais amplo que abrigará também o Espaço Girassol, clínica destinada às crianças com autismo e demais transtornos. No mesmo local, permanecerá a Coleta de Exames, Mamografia e Endoscopia.  A unidade em Santa Bárbara d´Oeste fica a cinco minutos de distância da unidade de Americana.

Publicidade