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Boas Histórias

Alunos de cinco escolas de SB desenvolvem ações sociais

Finalização do projeto “Nas Trilhas da Cidadania”, promovido pela ONG Parceiros Voluntários, contará com exposição fotográfica no Museu da Imigração

Por André Rossi

27 de novembro de 2019, às 10h46 • Última atualização em 27 de novembro de 2019, às 11h28

O Museu da Imigração de Santa Bárbara d’Oeste recebe a partir do dia 3 de dezembro a mostra fotográfica “Nas Trilhas da Cidadania”, que reúne 50 imagens com as ações sociais desenvolvidas ao longo de 2019 por 150 alunos de quatro escolas municipais da cidade.

A exposição segue até o dia 14 de dezembro e integra a ação “Tribos nas Trilhas da Cidadania”, desenvolvida pela ONG Parceiros Voluntários, do Rio Grande do Sul, em cinco estados: Bahia, Espírito Santo, São Paulo, Rio Grande do Sul e Tocantins. É a primeira vez que uma cidade paulista recebe o projeto.

Com 16 anos de história e mais de 155 mil estudantes envolvidos, o principal objetivo da iniciativa é estimular o protagonismo dos jovens tendo como base a solidariedade, diversidade, sustentabilidade e empreendedorismo social.

Foto: Divulgação
Estudantes do Ciep Charles Keese Dodson escolheram beneficiar os idosos do Asilo São Vicente de Paulo

Em Santa Bárbara, as escolas escolhidas foram Leonel Brizola, Angélica Sega Trecomoldi, Therezinha de Castro Pacheco Sbravatti, Charles Keese Dodson e Carmelina Pellegrino Cervone.

Na primeira parte do projeto, em março, os alunos participaram da capacitação “Desenvolvimento de Lideranças”, que serviu como base para elaboração do plano de ação. Oficinas de fotografia também foram ministradas por profissionais do MIS (Museu da Imagem e do Som) de São Paulo para que os próprios estudantes registrassem as ações sociais.

Santa Bárbara é a primeira cidade do Estado a receber o projeto, que é viabilizado com apoio da iniciativa privada através da Lei Rouanet. De acordo com o coordenador executivo da Parceiros Voluntários, Guilherme Borba, a ideia é que as crianças escolhessem os temas e as formas que seriam trabalhados.

“Os alunos são protagonistas. Esse é o grande diferencial. Hoje a gente está acostumado a ver projetos mais prontos e o aluno executando. Não, não. Existe um método, mas esse método prepara o aluno para que ele decida o que vai fazer. E a partir do olhar deste aluno, ele tem que enxergar quais são os desafios da sua escola, da sua comunidade, e propor uma melhoria”, explica Guilherme.

Os 23 alunos do quinto ano do Ciep (Centro Integrado de Educação Pública) Charles Keese Dodson escolheram beneficiar os idosos do Asilo São Vicente de Paulo. No dia 24 de outubro, os estudantes foram até o local e realizaram uma doação de diversos itens de higiene que foram arrecadados ao longo do ano.
Na mesma visita, as crianças leram contos para os idosos e promoveram diversas atividades com os moradores, como bingo. De acordo com a professora responsável pelo projeto na escola, Andressa Aparecida dos Santos, a escolha do asilo partiu das reflexões dos próprios alunos.

“Acredito que a gente plantou uma sementinha em cada criança. Existem aquelas que você percebe que já tem mais essa questão da liderança um pouco mais desenvolvida, mas as outras passaram a prestar mais atenção também. A importância de ajudar o outro, de por que está fazendo isso, qual a intenção”, diz Andressa.

Já no Ciep Carmelina Pellegrino Cervone, foram desenvolvidas ações para incentivar a comunicação não violenta. Segundo a professora Rodinéia Silveira, a relação aluno-professor melhorou desde então.

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