Programa ‘Saúde sem Tabaco’ finaliza reuniões

Iniciativa tem o objetivo de ajudar as pessoas a deixarem de fumar, com encontros todas às segundas-feiras, e agora entra na fase de consultas médicas


A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste segue com as ações do Programa “Saúde sem Tabaco” no município. Na segunda-feira (27) foi realizada no CEO (Centro de Especialidades Odontológicas) a última reunião motivacional do atual grupo. Na próxima semana terão início as consultas médicas. A iniciativa tem o objetivo de ajudar as pessoas a deixarem de fumar, com encontros todas às segundas-feiras.

Foto: Prefeitura de Santa Bárbara d'Oeste / Divulgação
Programa ‘Saúde sem Tabaco’ agora entra na fase de consultas médicas em Santa Bárbara d’Oeste

Antes das reuniões motivacionais, os participantes passaram por acolhimento com preenchimento das fichas e aplicação de testes para avaliação do grau de dependência à nicotina. Após as consultas médicas e avaliação bucal, a iniciativa prossegue com reuniões terapêuticas e de manutenção, com previsão de finalização do grupo em agosto.

Essa é a segunda turma do Programa “Saúde sem Tabaco” em 2019. O primeiro grupo, encerrado em abril, contou com 30 participantes, sendo que 18 pessoas deixaram de fumar ao final da iniciativa. Historicamente cerca de 40 a 50% do total de participantes deixam de fumar ao término das atividades dos grupos.

O programa segue com coordenação do médico Antônio Detoni, além de uma equipe multidisciplinar que oferece gratuitamente apoio médico, odontológico, psicológico, farmacêutico e de assistência social para os participantes.

Os profissionais envolvidos foram todos capacitados pelo CRATOD (Centro de Referência de Álcool, Tabaco e outras Drogas) em São Paulo. Os interessados em se inscrever para os próximos grupos devem procurar a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de sua residência.

As informações são da assessoria de comunicação da Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora