28 de março de 2024 Atualizado 20:58

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Covid-19

Prefeitura de SB pede ajuda de entidades para ampliar cadastro para vacinação

Comissão da câmara apontou dificuldade de pessoas de bairros periféricos em realizarem o cadastro

Por Leonardo Oliveira

01 de abril de 2021, às 07h55 • Última atualização em 01 de abril de 2021, às 07h56

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste enviou um ofício para instituições do município solicitando ajuda para ampliar o número de moradores cadastrados para receberem uma vacina contra o novo coronavírus (Covid-19).

A informação é da comissão de vereadores criada na Câmara para fiscalizar a imunização no município. Nesta quarta-feira, o grupo, formado por Esther Moraes (PL), Bachin Jr (MDB) e Nilson Radialista (PSD) se reuniu virtualmente com a secretária de Saúde, Lucimeire Rocha.

Segundo a comissão, a secretária disse que encaminhou um ofício para entidades como a Acisb (Associação Comercial e Industrial de Santa Bárbara d’Oeste) e OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) para que estas auxiliassem no cadastro dos moradores que não tem acesso a internet ou telefone.

No mês passado, a comissão enviou um documento apontando dificuldade de moradores dos bairros periféricos de Santa Bárbara em terem acesso ao cadastro para serem vacinados.

De acordo com a comissão, durante a reunião desta quarta, Lucimeire teria dito que o CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) de cada bairro passaria a fazer o cadastro das famílias que já são acompanhadas nas unidades, que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade.

As assistentes sociais irão falar sobre a existência desse cadastro e até realizar o registro das pessoas no sistema da prefeitura.

“Apesar do momento difícil que estamos enfrentando, com recorde de mortes, a comissão considera um grande feito sensibilizar a prefeitura e conseguir mostrar para a Secretaria de Saúde que existem bairros e famílias da nossa cidade que não conseguem acessar o cadastro municipal porque não têm acesso à internet, ao telefone, ou porque sequer têm noção que existe esse cadastro”, disse ao LIBERAL a vereadora Esther Moraes, presidente da comissão.

O LIBERAL questionou a Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste sobre as medidas anunciadas pela comissão, mas não houve resposta até a publicação desta reportagem.

OUTRAS MEDIDAS ANUNCIADAS PELA COMISSÃO:

  • Secretaria de Saúde criou um novo número (3455-1654 ) para tirar dúvidas a respeito da vacinação. O contato é feito diretamente com a Vigilância Sanitária
  • Serão instalados ares-condicionados na UBS (Unidade Básica de Saúde) da Vila Grego – várias salas não possuem o equipamento, inclusive nos locais de consulta e vacinação.
  • Prefeitura começou a vacinar contra a Covid-19 na UBS do São Francisco para evitar a superlotação nas unidades médicas do município. Agora são sete os pontos de imunização contra a doença na cidade.

Publicidade