28 de março de 2024 Atualizado 11:10

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Incêndios

Prefeitura de Santa Bárbara cobra explicações da Raízen por queimadas

Administração diz que a empresa não enviou resposta sobre os incêndios; Raízen alega ter dado explicações para a Defesa Civil da cidade

Por Leonardo Oliveira

26 de junho de 2020, às 11h23 • Última atualização em 26 de junho de 2020, às 11h28

As recentes queimadas ocorridas em áreas da Raízen fizeram com que a Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste cobrasse esclarecimentos e medidas da empresa para que os incêndios cessassem.

A prefeitura, porém, enviou comunicado para a imprensa alegando que o ofício não foi respondido pela empresa.

“Lamentavelmente até a presente data nenhuma resposta foi enviada e nenhuma medida de contenção tomada”, alegou a assessoria de imprensa do governo municipal.

Em resposta, a Raízen informou ao LIBERAL que enviou os esclarecimentos sobre as medidas adotadas para a Defesa Civil de Santa Bárbara d’Oeste e que dedica esforços e recursos para minimizar os impactos ambientais de suas atividades (veja abaixo a nota na íntegra).

O prefeito Denis Andia (PV) notificou Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), Polícia Militar Ambiental, Gaema (Grupo de Atuação Especial em Meio Ambiente do Ministério Público Estadual), a promotoria local do MP, Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil sobre as queimadas.

“O Município de Santa Bárbara d’Oeste não tem medido esforços para tentar coibir tais ações. Entretanto, ressalta que o Grupo Raízen é o responsável pela área produtiva. Destaca-se ainda que a fiscalização e autuação de multas relacionadas a esse tipo de crime ambiental são de responsabilidade da Polícia Ambiental Estadual e da CETESB”, informou ainda a administração.

No último sábado um incêndio de grandes proporções foi registrado em uma área de plantio de cana-de-açúcar da Raízen. Um vídeo circulou nas redes sociais mostrando um funcionário da empresa ateando fogo na área e levantou discussões sobre a autoria do incêndio.

Ao LIBERAL, a empresa explicou que as chamas já tomavam conta do canavial e o que o funcionário estava aplicando uma técnica de combate ao incêndio que se chama “Fogo Contra Fogo”.

Nesta quarta-feira (24) houve um novo incêndio no canavial da empresa no cruzamento entre as rodovias dos Bandeirantes (SP-348) e Luiz de Queiroz (SP-304). A fumaça era vista a quilômetros de distância.

NOTA DA RAÍZEN SOBRE AS ALEGAÇÕES DA PREFEITURA DE SB

“A Raízen reitera que tem o firme compromisso com a sustentabilidade de suas operações e, com isto, dedica recursos e esforços no sentido de adotar melhores práticas visando a minimização de impactos ambientais de suas atividades.

Ciente de seu compromisso em cumprir protocolos e agir no combate de incêndios, vem intensificando suas ações para tais eventos, dentre as medidas adotadas destaca-se a implementação de Programa de Prevenção à Incêndio (PPI), por meio do qual se dá o planejamento, monitoramento e execução das ações, além da intensificação das medidas de prevenção e combate ao fogo, com a indicação das equipes de brigada, disponibilização de equipamentos e a adoção de programas de mútuo auxilio.

Adicionalmente, a Raízen realiza campanhas de conscientização junto a população. Tais iniciativas foram informadas à Defesa Civil do Município de Santa Bárbara do Oeste.  Reforçamos ainda que a empresa não faz uso de fogo no manejo agrícola de suas áreas de cultivo de cana-de-açúcar e, neste sentido, segue aderente ao Protocolo Etanol mais Verde do Estado de São Paulo.

Ressaltamos que em períodos de seca e grande estiagem, a Raízen intensifica o monitoramento de seus canaviais para prevenir e combater eventuais incêndios de origem desconhecida ou acidental, como é o caso daqueles provenientes de fogueiras e outras fontes – como cigarros, por exemplo – em áreas de grande circulação, principalmente próximas a cidades e rodovias.”

Publicidade