24 de abril de 2024 Atualizado 10:21

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Santa Bárbara

Prédio de antiga UBS do Vista Alegre vira ponto de coleta de exames laboratoriais

Anúncio ocorre depois de vereador criar abaixo-assinado para reabrir o posto

Por Leonardo Oliveira

23 de fevereiro de 2021, às 14h41 • Última atualização em 23 de fevereiro de 2021, às 20h35

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste transformou a antiga UBS (Unidade Básica de Saúde) do Jardim Vista Alegre em um ponto de coleta de exames laboratoriais do SUS (Sistema Único de Saúde). O vereador Carlos Fontes (PSL) tentava pressionar a administração a reabrir o posto de saúde.

Local funciona agora como laboratório de exames – Foto: Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste / Divulgação

O LIBERAL noticiou no último domingo que o parlamentar colhia assinaturas para um abaixo-assinado visando a reativação do local.

O argumento de Fontes era de que os moradores do bairro tinham dificuldades para se locomover até as UBSs mais próximas, no Santa Rita, por isso, na visão dele, se fazia necessário ter novamente uma unidade de saúde no Vista Alegre.

Nesta segunda-feira, no entanto, a administração divulgou que o prédio se tornou ponto de coleta de exames laboratoriais do SUS. Atualmente, esse procedimento estava sendo feito em prédio anexo ao Centro de Saúde da Vila Linópolis – agora o município amplia o serviço.

A reportagem havia perguntado para a prefeitura, na última sexta, se ela previa reativar o espaço como UBS, mas não houve resposta até o domingo, quando a matéria foi publicada. Agora, a transformação do prédio em laboratório impede a utilização como posto de saúde.

Em nota, a administração informou que cedeu o prédio para que a empresa responsável se instalasse – em contrapartida, ela arcará com as despesas como energia e água. “Conforme edital, o Município pode ceder até três pontos para que a empresa atenda exclusivamente pacientes agendados pela Prefeitura”, diz a nota.

Os agendamentos e autorizações para a coleta dos exames ocorrem nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) ou em algum outro serviço de Saúde da rede que realize a solicitação. Em caso de dúvidas sobre os dias, horários e locais das coletas, a pessoa deve entrar em contato diretamente na unidade onde exame foi solicitado

Publicidade