22 de abril de 2024 Atualizado 23:35

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Covid-19

Portadores de comorbidade serão vacinados a partir desta quarta em Americana

Ministério da Saúde definiu as comorbidades que serão contempladas em pessoas com idade entre 55 e 59 anos

Por Pedro Heiderich

11 de maio de 2021, às 19h53

Americana começa a vacinar contra o novo coronavírus (Covid-19), nesta quarta-feira (12), os portadores de comorbidade de 55 a 59 anos. Dentre as doenças estão diabetes, cirrose, obesidade mórbida e diversas comorbidades definidas pelo Ministério da Saúde como prioritárias (veja lista completa no fim do texto).

Novo grupo poderá ser imunizado em Americana nesta quarta – Foto: Marcelo Rocha / O Liberal

A vacinação está sendo feita por meio de agendamento direto no site da Secretaria de Saúde. As pessoas contempladas nesse grupo devem comprovar, por meio de carta ou atestado médico, o tipo de comorbidade apresentado.

A vacinação a este público-alvo vai ocorrer entre a quarta e quinta-feira (13), sendo que na quarta-feira também serão vacinados com a primeira dose os idosos com 60 anos ou mais, e, com a segunda dose, os idosos com 68 anos ou mais, além dos profissionais da educação, todos por agendamento.

Na quinta, apenas os portadores de comorbidade serão vacinados. Metroviários e ferroviários de Americana devem procurar o local de trabalho para obter informações sobre locais de vacinação na capital paulista, a partir desta quarta (12).

📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

A vacinação para gestantes e puérperas (mães que deram a luz há até 45 dias) portadoras de comorbidade, que estava prevista começar nesta terça-feira (11) está temporariamente suspensa, conforme orientação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Apesar de algumas notícias apontarem possíveis efeitos do imunizante neste grupo, a Anvisa não relatou nenhuma situação específica, alega o Executivo.

A Secretaria de Saúde irá manter em banco os dados das gestantes e puérperas que procuraram as unidades de saúde. Elas serão informadas posteriormente, assim que houver decisão quanto ao uso do imunizante.

Americana recebeu sábado (8), um lote de 5.675 doses da AstraZeneca, para imunização dos portadores de Síndrome de Down e deficiência permanente, transplantados, renais crônicos em processo de hemodiálise, gestantes e puérperas com comorbidade e portadores de comorbidades.

Por enquanto, apenas as gestantes e puérperas tiveram a vacinação suspensa, enquanto os outros grupos seguem recebendo o imunizante normalmente.

Americana aplicou 1.473 doses nesta terça-feira (11), sendo, 1.057 da primeira dose e 416 da segunda.

Receberam a primeira dose 724 idosos com 60 anos ou mais, 253 profissionais de saúde, 29 deficientes com idade entre 55 e 59 anos, quatro portadores de Síndrome de Down e 47 pacientes renais em diálise.

A segunda dose foi aplicada em um profissional de saúde que atua em instituição de longa permanência, 35 idosos com 68 anos ou mais e 380 trabalhadores de Saúde.

Americana totaliza, segundo balanço divulgado na tarde desta terça, 77.618 doses aplicadas, sendo 50.307 da primeira dose e 27.311 da segunda.

LISTA DE COMORBIDADES CONTEMPLADAS

Diabetes mellitus
Pneumopatias crônicas graves
Hipertensão arterial resistente (HAR)
Hipertensão arterial estágio 3
Hipertensão arterial estágio 1 e 2 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade
Insuficiência cardíaca (ICC)
Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar
Cardiopatia hipertensiva
Síndromes coronarianas
Valvopatias
Miocardiopatias e Pericardiopatias
Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas
Arritmias cardíacas
Cardiopatias congênitas no adulto
Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados
Doença cerebrovascular
Doença renal crônica
Imunossuprimidos
Hemoglobinopatias graves
Obesidade mórbida
Cirrose hepática


Publicidade