23 de abril de 2024 Atualizado 16:36

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

SAÚDE É PRIORIDADE

Piovezan quer priorizar construção de UBSs com empréstimo do Banco do Brasil

Câmara aprovou projeto de lei do Executivo que autoriza empréstimo de R$ 25 milhões para obras

Por Pedro Heiderich

08 de maio de 2021, às 08h35 • Última atualização em 08 de maio de 2021, às 08h54

O prefeito de Santa Bárbara d’Oeste, Rafael Piovezan (PV) quer priorizar a construção de UBSs (Unidades Básicas de Saúde) com o empréstimo do Banco do Brasil.

A Câmara aprovou na terça-feira (4), projeto de lei do Executivo que autoriza operação de crédito de R$ 25 milhões junto ao banco, para a realização de obras na cidade, em diversas áreas.

UBS do Europa sofre com problemas e deve ganhar novo prédio – Foto: Ernesto Rodrigues / O Liberal

“O financiamento através do empréstimo prevê várias ações na saúde, estamos finalizando a sanção do projeto para enviar para o banco fazer o critério de avaliação para formalizar o contrato”, explicou o prefeito ao LIBERAL nesta sexta-feira (7).

Questionado, Piovezan confirmou o que será prioridade quando o montante chegar ao caixa da prefeitura.

“As obras de saúde vamos iniciar antes, principalmente os projetos mais adiantados, que são das UBSs do Jardim Europa e do Cidade Nova. Provavelmente vão começar antes das outras”, disse.

Não há previsão nem do início e nem da conclusão das obras. “Ainda é muito cedo para saber”.

📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

Aprovado pelos vereadores na última sessão após horas de discussão, o projeto terá uma comissão para fiscalizar a aplicação dos recursos. A ideia foi da vereadora Kátia Ferrari (PV). Outros dois nomes serão definidos para completar a comissão, por indicação dos partidos.

Protocolado com pedido de urgência em 26 de abril pelo Executivo, o projeto teve pedido de urgência para ser incluso na ordem do dia da sessão de terça (4), mas quase ficou de fora da votação.

O pedido terminou empatado em 9 a 9 e foi aprovado após voto de minerva do presidente da Câmara, Joel do Gás (PV).

Na ocasião, o vereador Eliel Miranda (PSD) pediu adiamento e protocolou emenda especificando as obras anunciadas na justificava do projeto. “Quero saber o valor de cada obra, mais informações do impacto do empréstimo”, cobrou. Ambos foram rejeitados.

O parlamentar Carlos Fontes (PSL) disse ter conversado com o prefeito. “Serão 84 parcelas, com um ano de carência. O financiamento estimado é em torno de 300 mil reais”.

Katia completou. “A taxa de juros é de 4,2%, abaixo da maioria dos bancos, e de 0,34% o mês. Com as obras vamos economizar mais de 130 mil reais de aluguel com prédios da saúde. Vamos fazer nosso papel, apoiar e cobrar”.

Projeto
De acordo com a propositura, o recurso deve ser investido nas áreas de Saúde, Lazer, Meio Ambiente, Mobilidade Urbana, Modernização da Gestão e Infraestrutura Viária.

O projeto prevê a construção de duas novas Unidades Básicas de Saúde, no Jardim Europa e Cidade Nova, além de Centro de Atendimento à Mulher e prédios próprios para o Centro de Especialidades Médicas e aos Centros de Atendimento Psicossocial I e II.

Também é prevista a recuperação ambiental de área no Jardim Europa e a construção de espaço de lazer.




Publicidade