18 de abril de 2024 Atualizado 15:44

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

SB 203 anos

Piovezan: ‘Criamos estruturas que permitiram investimentos que nem sonhávamos’

Prefeito de Santa Bárbara avalia que a estruturação que a cidade teve nos últimos anos possibilitou atrair diversos novos investimentos

Por Marina Zanaki

04 de dezembro de 2021, às 08h48 • Última atualização em 06 de dezembro de 2021, às 08h50

Prefeito de Santa Bárbara d’Oeste, Rafael Piovezan (PV) diz que Santa Bárbara d’Oeste chegou a um patamar inédito em sua história, recebendo investimentos que nunca sonhou.

Nos últimos meses, a cidade anunciou a chegada de empresas como a multinacional de saúde Greiner Bio-One, a Paramount Plásticos, o atacadista Assaí, o centro de distribuição do Supermercado Pague Menos e grandes nomes de casas de gastronomia, como Paris 6, Pizza Company e Coco Bambu.

📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

Para Piovezan, os investimentos são resultado de condições estruturais que a cidade alcançou nos últimos anos, que ofereceram segurança econômica à iniciativa privada.

Rafael Piovezan está na reta final do primeiro ano à frente do município – Foto: Marcelo Rocha / O Liberal

Em entrevista ao LIBERAL, recebido em seu gabinete, o chefe do Executivo também detalha os desafios de assumir a gestão pública no pior ano da pandemia. Leia os principais trechos da conversa:

Qual balanço faz de seu primeiro ano como prefeito?

Imaginou-se que a pandemia desacelerasse, mas isso não se confirmou. Percebemos que precisávamos de estrutura mais robusta de forma muito rápida. O primeiro momento do meu mandato foi basicamente dar condições aos barbarenses que precisavam de tratamento. Chegamos a ter, entre intensivos e clínicos, 108 leitos. Também sabíamos que vinha um gargalo na saúde por exames, consultas e cirurgias que ficaram represados, e trabalhamos em paralelo. Fizemos investimento grande em exames, temos 30 mil realizados e mais 20 mil para serem executados. Temos duas unidades de saúde em licitação, onde teremos um laboratório de análises clínicas da zona leste. Reformamos praticamente todas as escolas e contratamos 500 vagas para creches. Fizemos também um trabalho de desenvolvimento econômico, que pega essa transformação que a cidade foi passando nos últimos dois mandatos do prefeito Denis Andia (PV). Santa Bárbara chega a um patamar que nunca teve, criamos condições estruturais que permitiram receber investimentos que nem sonhávamos.

Quais as perspectivas caso o coronavírus não seja mais a preocupação principal em 2022?

Temos alguns trabalhos específicos voltados para a saúde da mulher, que nos próximos dias vamos tratar. Na educação, estamos projetando algumas novas escolas e creches. Tenho feito contato com universidades para estabelecer convênios, espaços de capacitação para nossa rede. Teremos investimento grande em segurança pública na nossa Guarda, com aquisição de armamentos, armas não letais, veículos, câmeras de videomonitoramento. Pretendo retomar oficinas e campeonatos esportivos. Vamos entregar esse ano áreas recuperadas e temos projetos em outras regiões para começar já no ano que vem, no Jardim Europa, Cidade Nova, Esmeralda, Mollon. Está também começando a construção da nova represa, a previsão é que seja feita durante o ano que vem e até 2023.

Pode adiantar novos investimentos que a cidade deve receber?

Temos o Mercado da Cidade que fica pronto no ano que vem, novos empreendimentos do ramo de leilões de automóveis, investimentos da administração pública que vão mudar a concepção da prestação de serviços ao cidadão. Estamos trabalhando com redes gastronômicas que vamos precisar manter sigilo, teremos na área da saúde privada dois projetos importantes. Estamos conversando com redes atacadistas que nos procuraram.

Qual legado pretende deixar para Santa Bárbara d’Oeste?

Quero que na minha prestação de contas final eu possa ter a certeza que o legado que deixei é para aqueles que mais precisavam, com saúde e educação. Concomitante a isso, nesse momento que Santa Bárbara passa, de estilo mais arrojado de negócios e investimentos, o que vai ficar de legado é desenvolvimento econômico e social.

Publicidade