20 de abril de 2024 Atualizado 00:43

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Santa Bárbara

Pintura de faixas de pedestre gera reclamações

Sinalização da Rua XV de Novembro, no Centro, foi refeita no início do mês

Por André Rossi

26 de novembro de 2019, às 14h28 • Última atualização em 26 de novembro de 2019, às 16h30

A nova pintura das faixas de pedestre da Rua XV de Novembro, no Centro de Santa Bárbara d’Oeste, tem gerado reclamações dos moradores. O principal problema apontado é que as partes brancas ficam escorregadias quando chove, o que faz com que pedestres acabem deslizando e motociclistas derrapem ao passarem por elas.

Comerciantes ouvidos pela reportagem afirmam que a sinalização foi refeita no começo do mês e, desde então, perceberam o problema. A vendedora Jéssica Silveira, 27, vai para o trabalho de moto e deslizou no cruzamento entre as ruas XV de Novembro e General Osório.

Foto: Marcelo Rocha / O Liberal
Principal problema apontado é que as partes brancas ficam escorregadias quando chove

“No que eu freei com a moto, ela escorregou bem na faixa. Quase que eu caio. Esses dias um senhor quase caiu ali também. Por sorte não aconteceu nada com ele, mas no dia que choveu aconteceu esses dois casos”, contou Jéssica.

As faixas no cruzamento com a Rua João Lino também apresentam o mesmo problema, assim como o ponto entre a XV de Novembro com a Rua General Câmara. O comerciante Aislan Rodrigues da Silva, 30, disse que as faixas estavam bem desgastadas antes de serem pintadas.

“Desde que eles pintaram já peguei umas três pessoas escorregando. Até pra moto fica bem perigo também. Na saída da placa Pare, na arrancada, já vi que deu uma derrapada, mas é mais pedestre mesmo”, comentou.

Questionada, a prefeitura informou que a Sesetran (Secretaria de Segurança, Trânsito e Defesa Civil) e equipes do Departamento de Trânsito farão uma vistoria no local. A administração não respondeu sobre a data exata da pintura, material utilizado e qual empresa fez o serviço.

De acordo com o doutor em trânsito pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e especialista em segurança viária, Fernando Pestana, o fato das faixas terem sido pintadas recentemente pode estar influenciado. Entretanto, existem alternativas para amenizar a situação.

“O que pode ser feito é uma vistoria no local e aplicar outro material que tenha mais aderência, que dê mais atrito. A tinta acontece esse efeito mesmo: quanto mais nova, mais ela desliza. Quanto mais velha, menos desliza. Uma alternativa seria tentar outro material, tem várias espessuras, de uma forma que não fique tão desconfortável para o pedestre passar em cima e resolva o problema”, apontou Pestana.

Publicidade