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SB 203 anos

Para todos os paladares: opções reforçam vocação gastronômica de S. Bárbara

Novos casas anunciadas em Santa Bárbara se juntam à tradição da boa comida

Por Marina Zanaki

05 de dezembro de 2021, às 08h03 • Última atualização em 05 de dezembro de 2021, às 08h11

Santa Bárbara d’Oeste recebeu anúncios nos últimos anos de novas casas gastronômicas de grande porte, consolidando uma vocação nascida em espaços já tradicionais da cidade. Boa estrutura, políticas públicas voltadas ao setor, localização estratégica e procura do público são fatores que podem explicar a tendência.

Nomes como Coco Bambu, Paris 6, Pizza Company e Cervejaria 3 Américas se juntam a um grupo de empresas que nos últimos anos apostou na cidade, como Estação Valentina, Sancta Cervejaria e Dona Beleza.

A prefeitura avalia que a chegada de diversos empreendimentos gastronômicos está ligada a uma forte organização da cidade como um todo, mas o município também realiza ações específicas para o segmento. Uma delas é o Festival Gastronômico, que desde 2016 reúne estabelecimentos em espaços públicos como forma de fomentar o setor.

“Assim como ocorre com outros segmentos, a cidade tem se destacado também na gastronomia, recebendo estabelecimentos conceituados e que caíram no gosto do cidadão. Temos a expectativa de novos anúncios já nas próximas semanas e temos também outras grandes negociações em andamento”, diz o prefeito Rafael Piovezan (PV).

Proprietário da Estação Valentina, Diego Vietri iniciou as atividades no Tivoli Shopping com o Roça Culinária na praça de alimentação. Como o negócio se destacava, ele foi procurado pela direção do shopping para um novo projeto. A proposta é oferecer uma experiência temática de uma estação de trem.

Estação Valentina foi aberta em uma expensão realizada pelo shopping – Foto: Claudeci Junior – O Liberal.JPG

“A gente tinha essa ideia, mas ia ficar em outro shopping. Mas como foi feita a expansão e fizemos uma pesquisa que mostrou que Santa Bárbara d’Oeste e região são campo fértil para isso, decidimos fazer na área nova”, explica.

Sócio-diretor do Coco Bambu, Ronan Aguiar conta que o restaurante vive um momento de expansão no interior, com novas unidades em Ribeirão Preto, Sorocaba e Jundiaí. “Diante do nosso plano de expansão para o interior, entendemos que seria estratégico abrir no Tivoli Shopping mais uma unidade do Coco Bambu. Acompanhamos os números e faturamento de outros players e entendemos que é muito positivo”. A inauguração do Coco Bambu está prevista para o primeiro semestre de 2022.

O Paris 6 vai operar no Vila Multimall, com expectativa de que seja inaugurado até o início de 2022. De acordo com Isaac Azar, fundador da marca e responsável pela criação de pratos da casa, o projeto foi adequado para um novo estilo, o Petit Bistrô. Ele funciona no estilo café, com opções de lanches, pratos rápidos, doces de vitrine e uma seleção de pratos, como risotos e massas.

“Em nossas redes sociais temos muitos seguidores e fãs que moram na região, que acabam vindo a São Paulo ou a Campinas para vivenciarem a experiência Paris 6. A minha rotina de trabalho acontece dentro das unidades, recebendo clientes. Converso muito com eles e sempre pergunto a região em que moram”, explica Isaac ao LIBERAL.

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Irmãos Vanderlei e Sidnei Martignano, à frente do Rancho da Linguiça, no tradicional Sapezeiro – Foto: Claudeci Junior / O Liberal

Muito anos antes dos novos empreendimentos chegarem ao município, Santa Bárbara d’Oeste já tinha um turismo gastronômico importante na área rural. O bairro Santo Antônio do Sapezeiro é conhecido pela culinária com pratos com linguiça, e um dos nomes mais conhecidos é o Rancho da Linguiça.

Fundado em 1967 e hoje sob direção dos irmãos Vanderlei Aparecido e Sidnei José, filhos do casal que abriu a casa, o restaurante recebe moradores da região e de outros estados.

“Pessoas que vêm visitar parentes aqui na região acabam vindo aqui, ficou bem tradicional pela linguiça de fabricação própria. O povo gosta de comida caseira, um tempero bem gostoso, bairro retirado, ambiente agradável e bem arborizado”, opina Vanderlei sobre o sucesso do estabelecimento.

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