28 de março de 2024 Atualizado 11:25

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Saúde

Pacientes faltosos dariam para zerar ortopedia em Santa Bárbara d’Oeste

Em quatro meses, 475 pacientes que tinham consultas não apareceram e número supera fila nessa especialidade

Por Leonardo Oliveira

27 de fevereiro de 2021, às 08h14 • Última atualização em 27 de fevereiro de 2021, às 09h47

O Centro de Especialidades de Santa Bárbara d’Oeste registrou, nos últimos quatro meses do ano passado, 475 faltas de pacientes que tinham consultas marcadas com médico ortopedista.

O número supera o tamanho da fila de pessoas que aguardam para serem atendidas nessa especialidade. Segundo dados fornecidos pela administração municipal ao LIBERAL, a demanda atual é de 458 pacientes na expectativa por conseguir um horário para passarem por atendimento ortopédico.

“Se todos estes pacientes que faltaram tivessem comunicado sobre o não comparecimento às consultas, a pasta poderia ter agendado outros encaixes, zerando assim a agenda”, afirmou a municipalidade.

O assunto sobre as faltas foi tema da audiência pública da saúde, realizada na última quinta-feira de maneira virtual. A secretária da pasta, Lucimeire Rocha, lamentou a situação e fez um apelo para que a população se conscientize sobre a importância de avisar com antecedência quando não pode comparecer.

📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

“Algumas pessoas reclamam bastante que não existe a vaga disponível e a gente já falou em alguns momentos que quando uma pessoa falta, você perde nada mais que três consultas no mínimo”, disse.

Por esse motivo, a Secretaria de Saúde começou a avisar os pacientes através do WhatsApp no dia da consulta, confirmando o comparecimento dele ou não. Mesmo assim, existem casos em que que a pessoa garante que vai ao consultório para ser atendido, o que não ocorre e prejudica toda a a agenda.

Publicidade