28 de março de 2024 Atualizado 20:58

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Covid-19

Pacientes em estado grave aguardam por vaga de UTI em Santa Bárbara d’Oeste

Ocupação dos leitos para Covid-19 tem subido a cada dia na cidade, pressionando o sistema de saúde

Por Leonardo Oliveira

11 de março de 2021, às 18h17 • Última atualização em 11 de março de 2021, às 21h33

O rápido avanço do novo coronavírus (Covid-19) tem lotado os hospitais, trazendo à tona casos de pacientes graves que necessitam de uma vaga de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para poder sobreviver. Dois pacientes da rede pública de saúde de Santa Bárbara d’Oeste estão nessa situação.

A reportagem foi procurada nesta quinta-feira (11) por familiares de três pessoas diagnosticadas com Covid-19, que estão internadas nas unidades municipais, em estado grave, com pelo menos 75% do pulmão comprometido. Um deles conseguiu a transferência no fim da tarde desta quinta.

Os parentes dizem ter ouvido de médicos que a chance de sobrevivência é mínima caso não haja uma transferência.

Maria de Fátima foi internada na última terça-feira – Foto: Arquivo / Acervo Familiar

Um dos casos é o da dona de casa Maria de Fátima Teli da Silva, de 63 anos. Ela chegou a procurar a UBS (Unidade Básica do Jardim Europa) e foi mandada de volta pra casa, afirma a filha, a também dona de casa Dayse Correia da Silva.

📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

Na última terça-feira, ela foi levada ao pronto-socorro Edison Mano. Um exame de raio-x teria indicado que ela estava com 75% do pulmão comprometido, por isso foi intubada e colocada em coma induzido.

“Ela precisa ir urgentemente para a UTI porque o rim dela pode parar. Ela tá sendo bem tratada no Edison Mano, mas lá não é leito de UTI”, disse Deyse ao LIBERAL.

Após conversar com a reportagem, na noite desta quinta-feira, a dona de casa Maria de Fátima não resistiu e faleceu.

Já o caminhoneiro Maicon Pavarin Bogaz, de 32 anos, teve o diagnóstico para a Covid-19 na quinta-feira passada, apresentando sintomas como falta de paladar e dor nas costas.

Ao procurar o PS Edison Mano, teria sido dispensado para casa, segundo a comerciante Andressa Galiciani João, que é sua cunhada.

No último domingo, voltou para o PS e a realizou uma tomografia, que indicou que 75% do pulmão estava afetado. Por isso, foi intubado. O caminhoneiro sofre com pressão alta.

Maicon em ambulância municipal antes do agravamento de seu quadro – Foto: Arquivo / Acervo Familiar

“As últimas notícias que temos dele é que está em situação grave, com febre frequente,  pressão totalmente descontrolada e pulmões comprometidos, necessitando urgente de uma vaga de UTI”, acrescenta Andressa.

Questionado, o Estado informou que está em contato com os serviços de referência para auxiliar no processo de regulação do caso de Maicon, enquanto que, Maria de Fátima, por ser diabética e hipertensa, permanece assistida no Edison Mano, onde é acompanhada por equipe médica.

“É importante deixar claro que a Cross não é responsável por ‘liberar’ a vaga, mas sim uma mediadora de pedidos dos serviços de origem. As transferências ocorrem desde que os pacientes tenham condições de transferência, como estabilidade clínica e ausência de infecções”, diz o Estado.

A prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste informou na noite desta quinta que Maicon acabou sendo transferido para um leito de UTI no final da tarde do mesmo dia.

Publicidade