24 de abril de 2024 Atualizado 19:16

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Covid-19

Paciente com Covid-19 consegue vaga de UTI, mas piora do quadro impede transferência

Aparecido Vieira está internado em Santa Bárbara e, segundo a filha, teve piora no quadro clínico devido a demora para conseguir a vaga

Por Leonardo Oliveira / Marina Zanaki

17 de junho de 2020, às 09h19 • Última atualização em 17 de junho de 2020, às 13h01

Internado no Pronto-Socorro Edison Mano, em Santa Bárbara d’Oeste, com o novo coronavírus (Covid-19), o pedreiro Aparecido Vieira, de 57 anos, conseguiu na madrugada desta quarta-feira (17) uma vaga de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) após quatro dias de espera.

Apesar disso, ele ainda não pode ser transferido devido a uma piora em seu quadro clínico.

Segundo sua filha, a biomédica Andreza Cristina Vieira, de 33 anos, uma vaga de UTI no Hospital Estadual Sumaré foi disponibilizada por volta da 1 hora da manhã desta quarta.

“Só que como demorou muito, ele não conseguiu ser transferido. A pressão zerou, ele piorou e não conseguiu ser transferido de uma cama para outra para ir na UTI móvel”, disse ao LIBERAL.

Aparecido deu entrada no PS Edison Mano na última sexta-feira (12) com 80% dos pulmões comprometidos. No dia seguinte recebeu o diagnóstico positivo para o coronavírus. Segundo a filha, ele apresenta um quadro de insuficiência respiratória devido ao vírus e insuficiência renal.

O paciente foi inserido no sistema da Cross (Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde), do Estado, à espera de uma vaga. Aparecido é diabético, uma comorbidade para Covid-19.

Andreza agora teme que seu pai perca a vaga conseguida, já que a transferência não pode acontecer enquanto sua condição não se estabilizar. “Em Santa Bárbara tinha outras pessoas também aguardando a vaga”, ressalta.

Sistema sobrecarregado em Santa Bárbara
O LIBERAL mostrou na semana passada que todos os leitos de UTI do Hospital Santa Bárbara estão ocupados, incluindo os cinco exclusivos para coronavírus

A prefeitura disse na noite desta terça-feira que cinco novos leitos de UTI para Covid-19 serão disponibilizados no hospital entre esta quarta (17) e quinta-feira (18).

A ampliação foi possível depois que a câmara aprovou alteração no convênio que a prefeitura mantém com o Hospital Santa Bárbara e possa repassar para a entidade recursos financeiros do Fundo Municipal de Saúde e também do Ministério da Saúde.

Hospital de campanha
Na semana passada, a Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste esclareceu que o hospital de campanha montado em um prédio cedido pela Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), é destinado a pacientes do novo coronavírus (Covid-19) que apresentem quadro de baixa complexidade.

O local é equipado com 50 leitos de média complexidade, e, portanto, não tem estrutura para atender os pacientes com complicações que necessitam UTI.

Podcast Além da Capa
A pandemia do novo coronavírus completa três meses com a certeza de representar o maior desafio da carreira de gestores públicos em saúde, como é o caso dos secretários que atuam em cidades da região. Nesse episódio, o editor Bruno Moreira conversa com os responsáveis pelas pastas em Americana, Santa Bárbara e Nova Odessa sobre a experiência forjada pela crise.

Publicidade