28 de março de 2024 Atualizado 13:49

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

PROGRAMA VIDA LONGA

Obra de ‘vila’ para idosos começa segunda e deve ficar pronta em um ano

Programa estadual em Santa Bárbara vai construir 28 casas, podendo abrigar até 56 idosos em condições de vulnerabilidade social

Por

07 de maio de 2021, às 14h32 • Última atualização em 07 de maio de 2021, às 14h33

Definidas pelas autoridades como uma “vila” para idosos carentes em Santa Bárbara d’Oeste, as casas do Programa Vida Longa, uma parceria do Estado com a prefeitura, começam a ser construídas a partir de segunda-feira (10), no Cândido Bertini.

Projeto das moradias; idosos terão área de lazer e acompanhamento da prefeitura – Foto: Reprodução

A previsão é de que as 28 moradias, que poderão abrigar até 56 idosos em situação de vulnerabilidade social, fiquem prontas em um ano.

📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp


O evento da assinatura do início do convênio aconteceu na manhã desta sexta-feira (7), no local da obra, em área entre as ruas Rússia, Polônia e Adélia Bertini.

Estiveram presentes na solenidade o vice-governador Rodrigo Garcia (DEM), que desconversou sobre ida ao PSDB, e o secretário do Estado de Habitação, Flávio Amary, além do prefeito Rafael Piovezan (PV), o ex-prefeito Denis Andia, vereadores, e políticos da região.

Em outubro de 2019, o Governo do Estado de São Paulo lançou o Programa Vida Longa e incluiu Santa Bárbara dentre as cidades beneficiadas. A prefeitura definirá como vai escolher os futuros beneficiados.

O convênio foi assinado por Denis em dezembro de 2020. “É um marco extremamente importante para a cidade, na área social, para tratar da população vulnerável, que precisa deste olhar”, declarou Piovezan.



O público-alvo do programa são idosos que sejam sozinhas e sem acesso a moradia. A exigência é de que a renda não ultrapasse dois salários-mínimos e que residam há, pelo menos, dois anos na cidade. Devem ainda ter autonomia para realizar tarefas diárias.

“São idosos que vão morar em uma vila, na melhor definição, com o que há de melhor: área de lazer, saúde, entretenimento, convívio social, atividades e acompanhamento da Assistência Social. Sabemos como é difícil e importante essas conquistas”, afirma o prefeito.

Piovezan fez agradecimento especial a Denis, que assinou o convênio – Foto: Pedro Heiderich/O Liberal



Denis recebeu agradecimento especial. “Parte muito grande desse sonho, desse trabalho, foi construído pelo Denis como prefeito, um trabalho dedicado, focado naqueles que mais precisam. É um momento especial, agradeço em nome dos barbarenses”, ressaltou Piovezan.

Garcia comemorou o início da obra. “É um condomínio horizontal, de casas térreas, com academia ao ar livre, para idosos que não têm onde morar. Santa Bárbara recebe o programa já com um aprendizado do Estado de convênios do programa com outras cidades”.

Publicidade