MP abre inquérito contra Wilson da Engenharia

Ex-parlamentar foi condenado recentemente a devolver os salários recebidos por uma funcionária considerada 'fantasma'


Duas semanas após obter a condenação, por improbidade administrativa, do ex-vereador Wilson de Araújo rocha (PSDB), o Wilson da Engenharia, por supostamente empregar uma “funcionária fantasma” em seu gabinete, o promotor de Justiça do Patrimônio Público e Social de Santa Bárbara d’Oeste, Leonardo Romano Soares, abriu mais um inquérito civil contra o ex-parlamentar e dois ex-assessores. O representante do MP (Ministério Público) não informou o objeto da nova investigação, porque ela tramita sob sigilo, mas o caso se assemelha com o anterior.

Na ação julgada no final de junho, Wilson era acusado de efetuar uma nomeação “de fachada” da ex-assessora Fernanda Costa Barbosa Balbina. Depoimentos de servidores da Câmara apontaram que, apesar de ela ser contratada, era o marido, Marcus Rogério Balbina, quem desempenhava a função de assessor. A justiça determinou a devolução dos valores recebidos e cassou os direitos políticos dos três.

Os dois ex-assessores investigados no novo inquérito são Maria Helena Franchi e Carlos Donizete Martins. Segundo apurou o LIBERAL, os dois também são casados – apesar de terem sobrenomes diferentes – e se sucederam em cargos comissionados no gabinete do ex-vereador.

Uma das primeiras providências adotadas pela promotoria após a abertura do inquérito foi a emissão de um ofício ao atual presidente da Câmara, Ducimar Cardoso (PR), para que ele forneça cópia das portarias de nomeação e exoneração dos dois. O MP pede, ainda, relatórios sobre os salários e benefícios recebidos por Maria Helena durante todo o período em que trabalho na Casa “discriminados mês a mês”. O material já foi entregue ao promotor.

A reportagem deixou recado no escritório da advogada Fatima Cristina Pires Miranda, solicitando uma entrevista. Ela representa o ex-vereador na ação movida pelo MP. Não houve retorno até o fechamento desta reportagem.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora

Receba nossa newsletter!