23 de abril de 2024 Atualizado 10:25

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Em Santa Bárbara

Mortes no trânsito em janeiro têm aumento em Santa Bárbara

Dados do Estado somam quatro vítimas no mês passado, três a mais que o mesmo período de 2019

Por George Aravanis

25 de fevereiro de 2020, às 09h16 • Última atualização em 25 de fevereiro de 2020, às 15h59

Quatro pessoas morreram em acidentes de trânsito em Santa Bárbara d’Oeste em janeiro deste ano, aumento de 300% em relação ao mesmo mês do ano passado, quando houve apenas uma morte.
A alta acontece na contramão da região e do Estado, segundo os dados do Infosiga, banco de dados do governo estadual. Em todo o ano de 2019, a quantidade de mortes no trânsito já tinha quase dobrado em Santa Bárbara, de 13 em 2018 para 25 ano passado.

Nas cidades da RPT (Região do Polo Têxtil), Americana e Sumaré viram queda no número de acidentes fatais – de três para um em cada cidade – na comparação entre janeiro de 2019 e o mesmo mês de 2020.
Em Hortolândia, o número de óbitos se manteve em dois. Nova Odessa não teve mortes no trânsito nem em janeiro deste ano nem no mesmo mês do ano passado.

Foto: Divulgação / Corpo de Bombeiros
No mês passado, mulher morreu após capotar carro em estrada rural

Em todo Estado, foram 406 mortes no primeiro mês de 2020, uma queda de 5,6% em relação a janeiro de 2019.

Duas das vítimas em solo barbarense estavam em motocicletas. Morreram após acidentes registrados na Estrada de Cillos, em 15 de janeiro, e na Rua Antônio Pedroso, no Cidade Nova, em 24.

Os outros dois ocupavam carros. Um deles morreu na Rua do Irídio, na Vila Pântano, e o outro na Via Candido Antônio Zanatta, na região do Glebas Califórnia, ambos em 27 de janeiro. Três das vítimas eram homens. Em três das quatro mortes, quem morreu foi o condutor do veículo.

A Prefeitura de Santa Bárbara pretende dar início à operação de radares de velocidade em breve na cidade. Faz dois anos que o município está sem fiscalização. O vínculo com a antiga fornecedora acabou em fevereiro de 2018.

A empresa Perkons foi habilitada para operar os equipamentos após um imbróglio judicial.
Serão 26 radares em 16 pontos da cidade. A reportagem questionou se haverá fiscalização nas vias onde as mortes foram registradas, mas a prefeitura não respondeu.

O LIBERAL também perguntou a que a prefeitura atribui a alta de mortes e o que fará para reduzi-las.
Por meio de sua assessoria de imprensa, a Secretaria de Segurança, Trânsito e Defesa Civil informou que faz o diagnóstico de todos os acidentes e, caso necessário, “medidas serão acrescentadas naquelas já existentes, sempre com o objetivo de reduzir esses números”.

Receba as notícias do LIBERAL pelo WhatsApp. Envie uma mensagem para ser adicionado na lista de transmissão!

A prefeitura citou entre as medidas de contenção os redutores de velocidade, lombofaixas, defesas metálicas, semáforos e revitalização de pinturas viárias.

Além da Capa, o podcast do LIBERAL

A mobilização em Americana e Santa Bárbara em torno do Carnaval, a festa mais popular do País, é o assunto dessa edição do podcast “Além da Capa”. Ouça:

{{1}}

Publicidade