25 de abril de 2024 Atualizado 00:11

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Combate à Covid-19

Jovem de Santa Bárbara se destaca em concurso da NASA

Projeto idealiza um filtro purificador que auxilia no combate ao coronavírus e conquistou segundo lugar na etapa nacional

Por Rodrigo Alonso

17 de junho de 2020, às 08h58 • Última atualização em 17 de junho de 2020, às 09h43

O barbarense Jheimis Santos, de 20 anos, idealizou um filtro purificador que auxilia no combate ao novo coronavírus (Covid-19). Ao todo, cinco pessoas desenvolveram o projeto, que ficou em segundo lugar na etapa nacional do concurso NASA International Space Apps Challenge.

Segundo Jheimis, o filtro entra em funcionamento conforme o nível da qualidade do ar, que é monitorado por um computador. O processo de purificação conta com microalgas, que transformam gás carbônico em oxigênio, e com um filtro eletrostático, que pode afetar a membrana do vírus.

Barbarense teve seu projeto selecionado em evento da agência americana – Foto: Marcelo Rocha / O Liberal

O usuário tem acesso a um painel gráfico com informações sobre o desempenho do dispositivo, chamado TaurusOx. “O usuário pode ver a qualidade do ar, tanto de oxigênio quanto de CO2, o que foi filtrado ou não, o que está atuando ou não”, afirma o barbarense.

O filtro foi idealizado por Jheimis, que se formou como técnico em química e cursa segurança da informação na Fatec (Faculdade de Tecnologia) de Americana.

Os demais integrantes da equipe atuam em áreas diferentes e, portanto, ficaram encarregados de outras tarefas. “Tinha engenheiro elétrico, programadora, entusiasta de hardware”, exemplifica o barbarense.

Os outros membros do grupo são: Luiza Amaral, de São Paulo, Ricardo Henrique, de Cornélio Procópio (PR), Julia Gabrieli, de Jaraguá do Sul (SC), e Giovanna de Almeida, do Rio de Janeiro.

A NASA International Space Apps Challenge consiste num ‘hackathon’, um evento que reúne programadores, designers e outros profissionais ligados ao desenvolvimento de software em maratonas de trabalho.

A organização oferece um desafio para os participantes, que têm um período para resolvê-lo. Na competição da NASA, o prazo era de dois dias, entre 30 e 31 de maio. A equipe de Jheimis trabalhou de forma remota.

O resultado do concurso saiu no último dia 4. Como prêmio, os criadores do TaurusOx ganharam o direito de processamento de até R$ 50 mil no EBANX Pay com isenção de taxas, além de vagas num programa de workshops e consultoria.

Eles também concorrem na premiação global. A divulgação dos vencedores será em agosto. De acordo com o técnico em química, as pessoas podiam se inscrever com grupos já formados ou individualmente. Aqueles que se inscreveram sozinhos, como aconteceu com Jheimis, montaram equipes com outros participantes que estavam na mesma situação.

Podcast Além da Capa
A pandemia do novo coronavírus completa três meses com a certeza de representar o maior desafio da carreira de gestores públicos em saúde, como é o caso dos secretários que atuam em cidades da região. Nesse episódio, o editor Bruno Moreira conversa com os responsáveis pelas pastas em Americana, Santa Bárbara e Nova Odessa sobre a experiência forjada pela crise.

Publicidade