17 de janeiro de 2021 Atualizado 08:59

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Compartilhe

Santa Bárbara

Joel do Gás é eleito presidente da Câmara

Chapa vencedora recebeu 11 votos e é da base de apoio do prefeito Rafael Piovezan (PV) no Legislativo

Por Heitor Carvalho

01 jan 2021 às 16:51

O vereador Joel Cardoso, o Joel do Gás (PV), foi eleito presidente da Câmara Municipal de Santa Bárbara d’Oeste, durante votação realizada no Plenário Dr. Tancredo Neves no início da tarde desta sexta-feira (1º), após o ato de posse realizado no Teatro Municipal “Manoel Lyra”.

Na chapa vencedora para o biênio 2021-2022, o vice-presidente eleito é Antônio Carlos Ribeiro, o “Carlão Motorista”, do Republicanos.

Joel do Gás é o novo presidente da Câmara Municipal de Santa Bárbara d’Oeste – Foto: Câmara Municipal de Santa Bárbara / Divulgação

Valmir Alcântara de Oliveira, o “Careca do Esporte”, do Patriota, ficou como primeiro secretário, enquanto que Carlos Fontes, do PSL, como segundo secretário.

O parlamentar eleito para comandar o Legislativo barbarense é da base de apoio do prefeito Rafael Piovezan (PV) e obteve 11 votos dos 19 vereadores que tomaram posse.

Além de dirigir os trabalhos legislativos, como a realização das sessões, a mesa diretora é responsável pela definição dos serviços administrativos da Câmara.

A posse no Teatro e a reunião na Câmara foram presididas pelo vereador Isac Garcia Sorrilo, o Isac Motorista (Republicanos) e secretariada por José Luis Fornasari, o Joi (PV), e Elton Aparecido Cezaretti, o Tikinho TK (PSD), os três parlamentares mais votados nas últimas eleições.

A chapa derrotada era formada por Jesus Vendedor (Avante), Eliel Miranda (PSD), Felipe Corá (Patriota) e Reinaldo Casimiro.

Alguns vereadores da oposição aproveitaram o momento de proferir o voto para declarar a “independência da Câmara” do Executivo e reclamaram que a casa estaria virando um “puxadinho da prefeitura”.

A escolha do presidente foi marcada por articulação de bastidores e pressão do grupo de Jesus Vendedor, composto majoritariamente por parlamentares recém-eleitos, o que não resultou em votos no plenário.

Depois de ter sido eleito presidente da Câmara, Joel do Gás, que está em sua segunda legislatura, afirmou acreditar em um Poder Legislativo independente e na harmonia entre os poderes.

“Neste início de mandato como presidente da Mesa Diretora, precisamos estudar com muita atenção a questão estrutural da sede da Casa de Leis, assim como as condições sanitárias para um possível retorno das sessões presenciais”, declarou.

Por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a posse e a eleição da mesa diretora ocorreram sem presença de público, apenas com eleitos, funcionários e imprensa credenciada. As normas de distanciamento social foram seguidas e o uso de máscara era obrigatório.

Publicidade