16 de abril de 2024 Atualizado 09:47

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

SANTA BÁRBARA

Internações caem e PS Edison Mano retomará atendimentos de urgência e emergência

No início de abril o PS passou a atender apenas casos relacionados ao coronavírus

Por Pedro Heiderich

07 de setembro de 2021, às 09h38 • Última atualização em 07 de setembro de 2021, às 09h44

PS passará por mudanças no atendimento – Foto: Arquivo/Liberal

Após cinco meses, o PS (Pronto Socorro) Edison Mano retomará neste sábado (11) os atendimentos de urgência e emergência em geral.

Conforme divulgado pela Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, a medida ocorre por conta de queda nas internações causadas pelo coronavírus (Covid-19) no PS nas últimas semanas.

No início de abril, com o aumento da pandemia, o Edison Mano passou a atender apenas casos relacionados ao coronavírus.

Na ocasião foi criado o Complexo Covid-19, interligando o PS ao Hospital Santa Bárbara, mantido pela Santa Casa. As mudanças permitiram a ampliação de 16 leitos e a reorganização da rede de saúde.

📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

Entretanto, nesta segunda-feira (6), a prefeitura anunciou que trabalha para que nos próximos dias o PS Edison Mano retome os atendimentos de urgência e emergência.

De abril a setembro, eles estavam concentrados no PS Afonso Ramos, que também recebe toda a demanda de pediatria.

“Com o avanço da vacinação e a diminuição dos percentuais de ocupação dos leitos de UTI, com respiradores e clínicos, o Edison Mano voltará a atender com segurança as demandas de urgência e emergência”, explica o prefeito Rafael Piovezan (PV).

“A estrutura ao enfrentamento da Covid-19 está mantida, com o Hospital de Campanha, Hospital Santa Bárbara e a ala de suporte no próprio Edison Mano”, complementa.

Com a nova reorganização, a parte superior do Edison Mano retomará os atendimentos de urgência e emergência.

Enquanto no piso inferior será mantida uma ala de suporte para atendimentos de sintomas gripais, desafogando o PS Afonso Ramos, que continuará atendendo casos urgência e emergência, além de toda a demanda de pediatria.

Caso seja necessário, os casos suspeitos de Covid-19 atendidos no Edison Mano serão direcionados para o Hospital de Campanha (casos leves e moderados) e Hospital Santa Bárbara (casos graves).

A Prefeitura ressalta que, independente da melhora verificada nas últimas semanas, segue “trabalhando ininterruptamente para reduzir o número de internações pela Covid-19, mantendo o suporte necessário”.

A administração municipal reforça a importância da vacinação para evitar o avanço de novas variantes, como já alertado por Rafael.

O Executivo ainda pede que a população mantenha o uso contínuo de máscaras, a higienização constante das mãos com água e sabão ou o uso do álcool em gel, mantenha o distanciamento social e evite aglomerações.

Para atendimento exclusivo de casos da Covid-19, Santa Bárbara possui ao todo 108 leitos, sendo 26 leitos de UTI, 32 leitos com respiradores e 50 leitos clínicos, no Hospital Santa Bárbara, Hospital de Campanha e Edison Mano.

Publicidade