Idosos com mais de 80 anos terão prioridade de atendimento em SB

Idosos da chamada “quarta idade” deverão ser atendidos por primeiro em qualquer outra situação social


Os vereadores de Santa Bárbara d’Oeste aprovaram nesta terça-feira a prioridade especial para idosos com mais de 80 anos. Com exceção dos serviços de Saúde, em que o atendimento é feito prioritariamente para emergências, os idosos da chamada “quarta idade” deverão ser atendidos por primeiro em qualquer outra situação social, como tramitação de processos e outras prestações de serviço. Por unanimidade os parlamentares aprovaram a iniciativa do colega Cláudio Peressim (PEN).

De acordo com o vereador, a necessidade de criar esta prioridade especial é a longevidade da população. “Os direitos dos idosos maiores de 60 anos já são contemplados por lei, mas não se atentou para o fato de que a diferença de capacidade, mobilidade e dificuldade em geral dos que chegam à chamada quarta idade é muito maior do que as pessoas que ainda estão na faixa dos 60 anos”, argumentou Peressim.

Os vereadores ainda rejeitaram quatro pareceres contrários aos projetos da vereadora Germina Dottori (PV), que pretendem obrigar o registro em prontuário médico de casos que envolvam violência contra idosos, crianças, adolescentes, pessoas com deficiência e mulheres. Portanto, a proposta segue em tramitação na Casa e deve entrar na pauta de votação nas próximas semanas.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora