19 de abril de 2024 Atualizado 22:42

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Santa Bárbara

Grupo de voluntários recebe doações para Campanha Natal Solidário

No ano passado (foto), grupo entregou mantimentos para famílias de cinco bairros barbarenses

Por Da redação

02 de dezembro de 2020, às 12h43 • Última atualização em 02 de dezembro de 2020, às 19h34

A Campanha Natal Solidário, composta por voluntários de Santa Bárbara d’Oeste, está recebendo doações de alimentos, roupas e brinquedos até o dia 12 de dezembro. Os recursos serão entregues a famílias carentes de diversos bairros da cidade.

Ação realizada no ano passado – Foto: Divulgação

Interessados em realizar doações podem entrar em contato diretamente com Lourran Lemes, pelo telefone (19) 98909-0022; ou Eduarda Sachetto (19) 98348-9923. O contato também pode ser feito via Instagram oficial do projeto (@natal.solidario01).

Além de mantimentos, o grupo recebe doações de doces como balas e pirulitos para confeccionar sacolinhas surpresa. As roupas podem ser novas ou seminovas, em bom estado. Doações em dinheiro serão convertidas em presentes.

As distribuições dos mantimentos e materiais acontecerão nos dias 13 e 22 de dezembro, a partir das 9h. Interessados em realizar a distribuição podem entrar em contato com os organizadores e, ao se tornarem voluntários, devem usar máscara e higienizar frequentemente as mãos com álcool em gel no dia da caminhada.

O grupo, composto por sete amigos, realiza trabalhos voluntários durante o período natalino há 4 anos. Especialmente no dia 13 de dezembro, o projeto conta ainda com a participação de mais cinco representantes do grupo Moto Clube de Triciclos de São Paulo, que convidarão mais participantes para ajudar na distribuição dos recursos.

A campanha é realizada em parceria com a ONG Juventude Amiga, que atua em Santa Bárbara d’Oeste e Americana. O projeto “Natal Solidário” tem como valores principais a empatia, o respeito e a confiança, com intuito de ajudar o máximo de pessoas possível.

Para Eduarda Sachetto, 21, uma das organizadoras do projeto, a expectativa é de dobrar a quantidade de doações recebidas em relação a 2019. “Por conta da pandemia, muitos perderam seus empregos e ficaram desamparados, sem recursos para conseguir sustentar suas famílias. O foco é ajudar essas pessoas”, explica.

Também à frente da campanha, Lourran Lemes, 24, acredita que o apoio e o patrocínio de pessoas e empresas é muito importante. “Sozinhos, não conseguimos fazer nada. Mas, nós que temos boas condições de vida, devemos olhar para os mais necessitados. O que queremos é que nosso grupo fique cada vez mais unido, para incentivar outras pessoas a colaborarem”, diz.

No ano passado, o grupo percorreu cinco bairros barbarenses e entregou materiais e mantimentos para famílias do Cruzeiro do Sul, Jd. Vista Alegre, Planalto do Sol, 31 de Março e Conjunto Habitacional Trabalhadores. “Quem souber de famílias que estão precisando de ajuda, pode entrar em contato conosco”, ressalta Eduarda.

Foram distribuídas 30 cestas básicas na cidade durante o Natal de 2019. O grupo também conseguiu confeccionar e entregar 600 sacolinhas surpresas, além de 2 mil brinquedos e quatro sacos de roupas.

A distribuição de mantimentos e materiais será realizada seguindo os protocolos da OMS (Organização Mundial da Saúde) de prevenção à Covid-19. “Além do álcool em gel, estaremos de máscara o tempo todo e utilizaremos luvas descartáveis entre uma entrega e outra”, diz Eduarda. Os voluntários também organizarão filas com distanciamento social para atender às famílias com mais cuidado e atenção.

Eduarda conta que as famílias atendidas costumam receber o grupo voluntário de forma positiva. “Todos os anos é assim: eles ficam sem palavras para agradecer, e nós ficamos muito gratos por poder ajudar. Além dos bens materiais, temos o compromisso de levar a mensagem simbólica do Natal, mostrando que eles podem contar conosco. A experiência é sempre incrível”.

*COM INFORMAÇÕES DA ASSESSORIA DE IMPRENSA DO PROJETO

Publicidade