23 de abril de 2024 Atualizado 17:35

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Santa Bárbara, 202 anos

Figuras que fazem parte da história barbarense

Além de personagens históricos, Santa Bárbara também é berço de grandes esportistas em diferentes modalidades

Por Heitor Carvalho

04 de dezembro de 2020, às 08h06 • Última atualização em 09 de dezembro de 2020, às 16h49

A Igreja Matriz de Santa Bárbara foi construída em terras doadas por Dona Margarida e impulsionou o surgimento da então vila ao seu redor – Foto: Cedoc – Fundação Romi

Em seus 202 anos de fundação, completados neste 4 de dezembro, figuras históricas de relevância regional, nacional e até internacional já nasceram ou viveram em Santa Bárbara d’Oeste.

Desde a Família Toledo, cujos membros foram os primeiros a ocupar o território barbarense, passando por Dona Margarida, a fundadora da cidade, além de esportistas, como Diego Tardelli, Wilson Gottardo e César Cielo, todos deixaram sua marca no município.

Dona Margarida

Apesar de Santa Bárbara d’Oeste ser conhecida por ter sido fundada por uma mulher, Dona Margarida da Graça Martins, a área que se tornaria a cidade já era ocupada antes do sargento Francisco de Paula Martins, marido de Dona Margarida, comprar a sesmaria (que na época pertencia ao território de Porto Feliz e, depois, ao de Piracicaba) em um leilão público em São Paulo no início do século XIX.

Busto de Dona Margarida – Foto: Arquivo / O Liberal

Após a morte de Francisco, seu segundo marido, que sequer chegou a assumir o controle da área que havia adquirido, Dona Margarida teve que sair de Santos, sua cidade natal, com empregados, familiares, escravos e os seus cinco filhos para tomar posse da área em 1817. Como já possuía o Engenho São Jorge dos Erasmos, entre Santos e São Vicente, Margarida conhecia o ramo da cana-de-açúcar e comprou um engenho de Diogo de Toledo, membro da família Toledo, que já ocupava a área onde a cidade seria formada e que deu nome ao principal rio do município. O engenho dos Toledos ficava localizado próximo da região onde atualmente está o Pontilhão da Fepasa, na Avenida Anhanguera.

No entanto, Dona Margarida é considerada a “fundadora” da cidade por ter doado uma parte de suas terras para a Cúria Paulistana erguer uma capela dedicada à Santa Bárbara, santa da qual Margarida era devota, e que foi o catalizador do desenvolvimento da futura Vila de Santa Bárbara, que seria emancipada de Piracicaba apenas em 1896. Como Margarida ficou na área por dois anos até voltar para Santos, é provável que ela sequer tenha ficado sabendo que acabou por fundar uma cidade.

William Hutchinson Norris

O coronel, advogado, senador e imigrante estadunidense William Hutchinson Norris era natural da Geórgia e chegou ao Brasil em 27 de dezembro de 1865. Foi o primeiro norte-americano a se instalar na Vila de Santa Bárbara e em terras que viriam a se tornar o município de Americana.

William Hutchinson Norris – Foto: Reprodução

Lutou na Guerra Mexicano-Americana e foi sargento-major durante a Guerra Civil Americana. Em 1866, Norris veio ao Brasil plantar algodão e se estabeleceu às margens do Ribeirão Quilombo, na cidade de Santa Bárbara, onde hoje é o centro de Americana. Norris também trouxe novas tecnologias agrícolas para a região, como o arado.

Pérola Ellis Byington

A descendente de estadunidenses Pérola Ellis Byington foi uma filantropa e ativista social, filha de Mary Elisabeth Ellis e Robert Dickson McIntyre, que eram imigrantes norte-americanos. Em 1901, ela se casou com Alberto Jackson Byington, que também era membro da colônia confederada paulista e foi um dos primeiros industriários do Brasil.

Pérola Byington – Foto: Reprodução

Nos anos 1930, liderou a “Cruzada Pró-Infância” contra a mortalidade infantil, além de vários outros programas filantrópicos. Seu trabalho, reconhecido nacionalmente, fez com que o Hospital Cruzada Pró-Infância de São Paulo passasse a ter o nome de Pérola.

Americo Emilio Romi e uma Romi-isetta – Foto: CEDOC / Fundação Romi

Américo Emílio Romi

Apesar de não ter nascido em Santa Bárbara, Américo Emílio Romi, que era natural da cidade de São José do Rio Pardo, foi fundador das Indústrias Romi S.A., que se tornou a maior produtora de máquinas-ferramenta do Brasil e também foi responsável pela fabricação do Romi-Isetta, primeiro carro de passeio feito em território brasileiro. A Romi está sediada em Santa Bárbara até os dias de hoje.

Cesar Cielo

Na natação, o esporte que teve mais destaque na cidade nos últimos anos, Santa Bárbara produziu nomes de peso, como André Schultz, que integrou a delegação nacional que participou do Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos de 2011 em Xangai, na China, e dos Jogos Pan-Americanos de 2011.

Cesar Cielo – Foto: Arquivo / O Liberal

Além de Schultz, César Augusto Cielo Filho é o esportista barbarense de maior repercussão da história do município. Ele é recordista mundial dos 50 e 100 metros livre em piscina olímpica, sendo o primeiro e único nadador brasileiro a ser campeão olímpico, e é o atleta brasileiro que mais medalhas recebeu em campeonatos mundiais de qualquer esporte e o maior medalhista brasileiro em mundiais de piscina curta. Foi considerado o melhor atleta da década de 2000 pela revista Sport Life.

Mais nomes do esporte

No futebol, nasceram, cresceram ou têm relação com o município jogadores de renome, como Ademir José Gonçalves, Bruno César Zanaki, Osvaldo Luiz Vital, Daniel Cerantola Fuzato, Inocêncio Antônio Periscinotto e Vágner Aparecido Nunes (Mazolinha), além de Carlos de Jesus Euzébio, André Cruz, Wilson Gottardo, Diego Tardelli e Oscar, que tiveram passagem pela seleção brasileira. Na arbitragem, Raphael Claus se destaca. O juiz está no quadro FIFA desde 2015.

Diego Tardelli – Foto: Pedro Souza / Atlético-MG_30.05.2020

No vôlei, Douglas Correia de Souza foi integrante da Seleção Brasileira que foi campeã olímpica na Rio 2016. Antes disso, também foi campeão sul-americano, campeão sul-americano juvenil, vice-campeão da Liga Mundial e medalha de prata em Toronto.

Leonardo Kirche e Lucas Rocha Lopasso são dois tenistas brasileiros nascidos em Santa Bárbara. No ciclismo, destaca-se Bruno Fernando Tabanez de Oliveira, que foi campeão do Ranking Brasileiro de Ciclismo de Estrada.

José Roberto Lux, conhecido como “Zé Boquinha”, é o nome que se destaca no basquetebol, sendo que atuou na Seleção Brasileira e foi medalha de bronze nos Jogos Olímpicos Universitários de Tóquio em 1967. Atualmente, atua como comentarista no canal de esportes ESPN.

Publicidade