25 de abril de 2024 Atualizado 00:11

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Santa Bárbara

Escola Neuza Maria Nazatto fecha após dois casos positivos de coronavírus

A partir de dois casos em uma mesma unidade, é considerado surto e a recomendação é interromper aulas presenciais por 14 dias

Por Marina Zanaki

08 de março de 2021, às 20h49 • Última atualização em 08 de março de 2021, às 20h53

A escola estadual Neuza Maria Nazatto de Carvalho, na Vila Molon IV, em Santa Bárbara d’Oeste, suspendeu as aulas presenciais após dois professores testarem positivo para o novo coronavírus (Covid-19). O atendimento presencial foi suspenso por 14 dias e está previsto para retornar no dia 18 de março.

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo disse que segue todos os protocolos definidos por autoridades de saúde.

“Segundo a Comissão Médica da Educação, formada por médicos pediatras, infectologistas e epidemiologistas, cumpridos os protocolos sanitários estabelecidos não há evidência científica de que as escolas apresentem alto risco de transmissão e, muito menos, é possível se afirmar que seja ambiente de contágio quando há casos positivos de Covid, pois não é o único local de circulação das pessoas”, disse a pasta estadual.

A Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo) orientou os associados a realizarem denúncias de afastamentos por coronavírus, “uma vez que o Estado decidiu apostar no caos sanitário e colocar a vida da comunidade escolar em risco”.

Esta é a segunda escola da Diretoria de Ensino de Americana que precisou fechar após registrar surto da doença, caracterizado por dois ou mais casos em uma mesma unidade. A primeira foi a escola Luzia Baruque Kirche, também em Santa Bárbara.

A Etec (Escola Técnica Estadual) Polivalente de Americana também encerrou os atendimentos presenciais após dois professores contraírem a doença. O Centro Paula Souza determinou o fechamento de todas as Etecs e Fatecs (Faculdades Técnicas Estaduais) do estado na semana passada.

Balanço
Segundo levantamento da Apeoesp enviado nesta segunda-feira, em Nova Odessa há um caso positivo na escola João Thiene. Em Americana, há um suspeito na escola Prefeito Antonio Zanaga.

Em Santa Bárbara d’Oeste, o balanço do sindicato aponta um caso positivo e dois suspeitos na Ulisses de Oliveira; três suspeitos na escola Clotilde Teixeira Cullen; seis suspeitos no Ciep Angelica Sega Trecomoldi; três suspeitos no Caic Irmã Dulce; um positivo e um suspeito na Emei Telma Laudisse D’Ávila; um positivo mas que já retornou ao trabalho na Emei Euvaldo de Queiroz Dias; um suspeito na Emei Olimpia Gelli Romi; e dois suspeitos no Ciep Leonel Moura Brizola.

A Secretaria de Estado da Educação foi questionada sobre esse balanço, mas não confirmou e nem contestou. A reportagem pede desde a semana passada um balanço à Secretaria de Estado da Educação sobre os casos suspeitos e confirmados que estão sendo acompanhados nas unidades da região, mas até o momento a pasta não informou os dados.

A justificativa é que o SIMED (Sistema de Informação e Monitoramento da Educação para Covid-19) ainda está sendo aprimorado, mas que um levantamento deve ser informado em breve.

Publicidade