17 de abril de 2024 Atualizado 23:47

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

CORONAVÍRUS

Em dez dias, Santa Bárbara vê número de faltosos da 2ª dose mais que dobrar

Número de pessoas que já deveriam ter ido até os pontos de vacinação para finalizar a imunização saltou de mil para cerca de 2,4 mil

Por Pedro Heiderich

27 de agosto de 2021, às 07h43 • Última atualização em 27 de agosto de 2021, às 07h44

Na média, foram mais de cem faltosos por dia dentre 16 e 26 de agosto – Foto: Prefeitura de Santa Bárbara / Divulgação

Em um intervalo de dez dias, Santa Bárbara d’Oeste viu o número de faltosos da segunda dose da vacina contra o coronavírus (Covid-19) mais que dobrar.

O número de pessoas que já deveriam ter ido até os pontos de vacinação para finalizar a imunização saltou de mil para cerca de 2,4 mil.

Nesta terça-feira (24), o Governo fez um novo alerta aos 1,27 milhão de faltosos em todo o Estado de São Paulo.

📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

A reportagem questionou as prefeituras da região sobre a quantidade de moradores com a segunda dose pendente.

A Vigilância Epidemiológica de Santa Bárbara informou nesta quinta-feira (26) que, segundo a ultima atualização, 2.395 pessoas já poderiam e ainda não foram completar o esquema vacinal.

Conforme noticiado pelo LIBERAL em 16 de agosto, o Executivo havia relatado na época, que Santa Bárbara tinha 1.014 habitantes com a segunda dose pendente. Na ocasião, a prefeitura reforçou a importância de completar o esquema vacinal.

Para tomar a segunda dose, não há necessidade de agendamento. A pessoa deve apresentar documento com foto, CPF e a carteira de vacinação.

Os postos de vacinação funcionam de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, nos ginásios municipais Djaniro Pedroso (Centro), e Mirzinho Daniel (Jardim São Francisco), e na Casa de Maria (Jardim das Laranjeiras).

Nesta quarta (25), Santa Bárbara recebeu um novo lote com 5.105 doses da vacina da Oxford/AstraZeneca. A remessa será destinada para aplicação de segundas doses em grupos já inseridos na campanha.

No início da semana, Santa Bárbara ultrapassou a marca de dois terços dos moradores imunizados com a primeira dose. Já são mais de 190 mil vacinas aplicadas na cidade.

Na segunda-feira (23), o prefeito Rafael Piovezan (PV), fez nas redes sociais, um vídeo de alerta para o aumento da transmissão da variante Delta do coronavírus no estado e no país e pediu cautela.

Ainda não foi confirmado nenhum caso da variante na região.

Americana
De acordo com a Vigilância Epidemiológica de Americana, cerca de 500 pessoas constam como faltosos, mas trata-se de inconsistência no sistema.

“Ao consultar manualmente as planilhas, tem-se verificado que grande parte já recebeu a segunda aplicação”, alega a pasta.

Das outras prefeituras da região, Nova Odessa revelou que tem 68 moradores pendentes com a segunda dose.

Hortolândia e Sumaré não se pronunciaram até o momento.

Publicidade