25 de abril de 2024 Atualizado 00:11

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Entrevista

Denis Andia não descarta concorrer em 2022

Chefe do Executivo de Santa Bárbara afirma que vai avaliar possibilidade de sair para deputado após fechar seu ciclo na prefeitura

Por Leonardo Oliveira

18 de agosto de 2019, às 13h56 • Última atualização em 19 de agosto de 2019, às 08h54

Foto: Marcelo Rocha/Liberal
Denis confirmou que o Partido Verde lançará candidato próprio ao pleito do próximo ano

A gestão Denis Andia (PV) chegará ao fim em Santa Bárbara d’Oeste ao final de 2020 após oito anos de mandato, e os bastidores da política se aquecem com especulações sobre a corrida eleitoral na busca pela sucessão do atual prefeito.

O chefe do Executivo recebeu a reportagem do LIBERAL na quinta-feira em seu gabinete para uma conversa sobre o período em que está à frente do município e as possibilidades para o futuro. Ele confirmou que o Partido Verde lançará candidato próprio ao pleito do próximo ano.

Além disso, desconversou sobre o seu futuro na política, embora tenha adiantado que, se “for o desejo das pessoas”, vai se colocar à disposição para uma candidatura a deputado em 2022.

Ouça a entrevista:

https://liberal.com.br/wp-content/uploads/2019/08/19.08.19-PREFEITO-DENIS-ANDIA-ALT.mp3?_=1

Qual o balanço da gestão e qual legado quer deixar?

Primeiro eu queria frisar que temos muito tempo para trabalhar. No nosso planejamento ainda tem muita coisa para ser concluída e para ser iniciada. Nosso foco é muito nisso, no tempo que ainda nos resta pra poder fazer ainda mais. Nesse período, buscamos e conseguimos reestruturar tudo que é fundamental em uma cidade. Sistema de saúde, que é o grande desafio de qualquer gestor no Brasil. Ele foi e continua sendo amplamente reestruturado e aumentado. São oito postos de saúde em dois mandatos, sendo que a gente tinha 11 postos feitos em 60 anos. Na educação, nós recebemos uma estrutura com 1,5 mil vagas de creche, que é o que foi feito em 30 anos desde a primeira até a última vaga criada antes do início do nosso governo e nesse período mantivemos e fizemos mais duas mil vagas. Mas mais do que isso, o que eu acho que a gente vai deixar como marca é uma valorização da autoestima do barbarense. Isso é algo intangível, mas é muito forte. É a melhor das coisas, é uma somatória de todos os esforços em todos os setores. As coisas acontecem aqui na nossa cidade, a geração de empregos acontece, uma cidade bem cuidada, com locais bacanas para poderem frequentar, isso mexe com as pessoas.

Santa Bárbara hoje é uma cidade melhor do que quando você assumiu?

Não tenho dúvidas disso. Muitas pessoas, todos os dias, me reforçam esse sentimento. Como barbarense, nascido e criado aqui, desejo que a cidade continue evoluindo, crescendo, que do ponto que nós chegarmos ao final de 2020, que os próximos anos sejam de uma evolução, pelo menos, na proporção que a gente buscou fazer.

Em relação aos financiamentos feitos pela prefeitura que ficarão para o próximo prefeito, isso é um risco?

Santa Bárbara d’Oeste é seguramente uma das cidades com o menor comprometimento do seu orçamento em linhas de financiamento. Qualquer município que tem a possibilidade de realizar financiamentos, fazem numa escala muito maior que a gente. O que a gente faz e dá certo e a própria oposição reconhece a transformação que a gente fez, é enxugando a máquina, o número de comissionados, o que nunca se buscou fazer. Hoje a gente trabalha com um quarto dos comissionados que a cidade sempre teve. A gente enxuga todos os contratos, a gente busca o melhor preço em todas as licitações, procura com muito planejamento ganhar prazo e tempo para fazer mais obras, não perdemos tempo com burocracia, com coisa desnecessária e damos agilidade às ações, e é por isso que a própria oposição reconhece que a cidade está muito melhor e equilibrada também. Vamos entregar uma cidade em todos os aspectos melhor do que recebemos.

Foto: Marcelo Rocha / O Liberal
Denis Andia afirma que cidade precisa de representatividade dentro do Estado

O Partido Verde terá candidato próprio nas eleições municipais de 2020?

Sim, o Partido Verde é hoje um dos grandes partidos do município, um partido forte. Sem dúvida vamos ter um candidato. Ainda está longe para falar das eleições, mas, sem dúvida, o Partido Verde vai apresentar a proposta legítima da sequência desse governo que nós realizamos. O único partido que vai apresentar com muita clareza uma proposta legítima de sequência desse trabalho é o Partido Verde.

Esse nome será o Rafael Piovezan?

Nem eu e nem o Rafael estamos preocupados com a eleição do ano que vem. Nós estamos preocupados em administrar a cidade. O Rafael, além de ser o vice-prefeito, é o superintendente do Departamento de Água e Esgoto. A eleição, pra gente, realmente é só em 2020. Acho que hoje quem está preocupado com isso é quem não tem a responsabilidade de administrar, e essa responsabilidade é nossa, por isso nosso foco é só no trabalho.

Um dos questionamentos dos vereadores é a falta de clareza na resposta da prefeitura aos requerimentos enviados por eles. Essa crítica é justificada?

Eu nunca ouvi, estou ouvindo de você essa crítica, então não posso falar muito a respeito. O que posso dizer é que nós respondemos todos os requerimentos sempre que necessário e pertinente, acompanhado das informações todas que são solicitadas. Muitas vezes a resposta de quem pergunta talvez não seja a resposta relacionada aos fatos, e com relação a isso não tem como adivinhar o que a pessoa quer que a gente responda, a gente responde com base nas informações que nós temos aqui.

O quanto atrapalha o processo dos radares travado e quando espera que isso seja resolvido?

A fiscalização eletrônica é importante para organização do trânsito, embora toda a nossa malha viária tenha a sinalização adequada, mas, sem dúvida, ela ajuda a coibir, controlar os excessos daqueles que não respeitam a legislação. Nós estamos trabalhando dentro do que a própria Justiça ponderar a respeito. Quando a Justiça disser ok, nós vamos dar ok também.

Depois de 2020, o que será de Denis Andia? Pretende concorrer a deputado?

É algo que eu vou procurar reunir informações mais aprofundadas assim que a gente terminar o mandado em 2020. Por isso que foco muito no trabalho hoje, penso única e exclusivamente no nosso trabalho aqui, no que a gente consegue fazer a mais ainda, porque é o resumo disso tudo que vai me ajudar a refletir quando chegar o momento. Eu, não falando como político, como prefeito, mas falando como barbarense. Quando a gente falou sobre a autoestima, uma das coisas que, ao longo do tempo, nós sentimos falta é da representatividade do município de Santa Bárbara d’Oeste. Busquei compensar isso nos últimos anos, levar o nome do município, projetar o município dentro do Estado, dar visibilidade, mas a gente careceu dessa ligação direta através de uma representação. Santa Bárbara precisa. Se eu tiver condições, depois disso tudo, de avaliar e entender que existe uma sinergia das pessoas nesse mesmo sentido, eu, sem dúvida alguma, vou me colocar à disposição. Se esse for o entendimento de todos, nós vamos buscar um jeito de ajudar mais uma vez a cidade.

Publicidade