19 de abril de 2024 Atualizado 22:42

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Santa Bárbara

Defesa Civil planeja canal direto com moradores de áreas de risco

Ideia é que moradores avisem o órgão sobre situações de risco ou até mesmo para pedir socorro por meio de grupo em aplicativo

Por André Rossi

13 de dezembro de 2019, às 09h01 • Última atualização em 13 de dezembro de 2019, às 09h27

A Defesa Civil de Santa Bárbara d’Oeste planeja criar um grupo de WhatsApp para manter contato com moradores que estão em áreas consideradas de risco para enxurradas, alagamentos e quedas de árvores. A ideia é que o canal direto seja utilizado para que a própria população avise o órgão sobre situações de risco ou até mesmo para pedir socorro, o que agilizaria o atendimento.

Foto: João Carlos Nascimento_o liberal
Rua São Domingos, na Vila Sartori, é considerada uma área de risco para alagamentos

A medida está prevista no Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil de Santa Bárbara d’Oeste para a Operação Chuvas de Verão. Um decreto do prefeito Denis Andia (PV) de 28 de novembro definiu a coordenadoria executiva da operação e distribuiu as responsabilidades de cada pasta.

A vigência do plano vai de 1º de dezembro deste ano até 31 de março de 2020. De acordo com o encarregado da Defesa Civil, Paulo Rogério, o cadastramento dos números dos moradores deve ser concluído ainda neste mês. O órgão também aproveitará as visitas para verificar a condição dos imóveis.

“Vamos tentar fazer um grupo de WhatsApp nesses pontos [bairros] de alagamento para a gente chegar mais rápido. É o único jeito. Vamos pegar o telefone do pessoal e começar a manter contato com eles. Também queremos saber quantidade de moradores que tem em cada região, em cada casa”, explicou Paulo.

Os bairros que são considerados de risco para alagamentos são Jardim Conceição, Jardim Icaraí, Jardim Santa Alice, Jardim Europa, Jardim São Fernando, Jardim Batagim, Jardim São Francisco e Vila Sartori. Já o Cruzeiro do Sul entra no radar da Defesa Civil pelo risco de queda de árvores.

“A previsão de chuva para este mês de dezembro é de 310 milímetros. Em janeiro pode aumentar para quase 400. E vai chover até maio. Vai ficar todo mundo de plantão até março, mas o plano pode se estender”, disse Paulo.

Além da Defesa Civil, a Operação Chuvas de Verão envolve as secretarias de Governo, Negócios Jurídicos, Promoção Social, Saúde, Planejamento, Meio Ambiente, Obras e Serviços, DAE (Departamento de Água e Esgoto) e até a pasta de Cultura.

Em casos de famílias terem de ser levadas até abrigos emergenciais, por exemplo, caberá a secretaria de Cultura promover atividades e oficinas culturais para os moradores.

Publicidade