20 de abril de 2024 Atualizado 00:43

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Santa Bárbara

De olho em novas empresas, Santa Bárbara quer melhorar programa de incentivo

Criado em 2007, o Programa de Incentivo ao Desenvolvimento já trouxe à cidade 27 empresas, sendo três neste ano

Por Pedro Heiderich

24 de outubro de 2021, às 09h05 • Última atualização em 24 de outubro de 2021, às 09h06

Para atrair novas empresas, a Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste quer melhorar o chamado PID, Programa de Incentivo ao Desenvolvimento. Criado em 2007, o plano incentiva a vinda de empresas para o município, oferecendo reembolso dos investimentos em até quinze anos. A última alteração do programa aconteceu em 2011.

📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

A administração municipal afirmou ao LIBERAL na última semana que estuda novas alterações para a melhoria do programa, mas não detalhou quais.

Até o momento, 27 empresas foram incluídas no PID, sendo três neste ano. Elas são dos segmentos de indústria, saneamento, automotivo, químico, têxtil, embalagens, dentre outros.

O programa tem como objeto o reembolso dos investimentos com aquisição, locação ou qualquer forma onerosa de ocupação de imóvel, serviços de terraplanagem, obras de infraestrutura e benfeitorias, construção, reforma, ampliação e adaptação de imóvel.

A base de cálculo são os tributos recolhidos, ficando o reembolso condicionado ao montante investido e apresentado no requerimento de inclusão pela empresa.

O programa também contempla com isenção de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), quando o imposto foi lançando com finalidade específica da instalação do empreendimento, e isenção de ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis), quando a transferência de área ocorrer pela primeira vez.

“Santa Bárbara está pronta para a instalação de novos empreendimentos. Temos nos esforçado em diversos segmentos para que a cidade seja cada vez mais atrativa para investimentos. E o resultado tem sido alcançado”, destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico, André Cruz.

Publicidade