28 de março de 2024 Atualizado 15:12

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

ALERTA

DAE diz que poderá faltar água em Santa Bárbara se não chover até outubro

Superintendente da autarquia deu a declaração durante sessão na câmara e alertou que pode ser necessário revezamento

Por

15 de setembro de 2021, às 07h38 • Última atualização em 15 de setembro de 2021, às 10h44

Superintendente fez alerta e falou em cenário preocupante – Foto: Divulgação/Câmara de Santa Bárbara

O superintendente do DAE (Departamento de Água e Esgoto), Laerson Andia Júnior, revelou que se não chover até outubro, pode faltar água em Santa Bárbara d’Oeste.

A declaração foi feita nesta terça-feira (14), durante sessão da Câmara. Convidado pelos vereadores para falar sobre o tema, Laerson revelou que, sem chuva, pode ser necessário revezamento.

📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

Hoje, os reservatórios (represas da cidade) contam com 71% da sua capacidade. “Estamos com uma situação bem favorável comparando com outras cidades, mas não é confortável. Se até o final de outubro não chover, não terá reservatório que aguente”, alertou o superintendente do DAE.

“Terá que ser feito algum tipo de revezamento para poder encher os reservatórios. Se chegarmos até lá (final de outubro) sem chuva, vamos ter muita gente sem uma gota de água em casa. É realmente uma situação bastante desesperadora”, finaliza Laerson.

Questionada, a prefeitura respondeu que o DAE monitora os reservatórios diariamente e que “até o momento medidas de racionamento mais incisivas não são necessárias”.

Preventivamente, a autarquia lançou campanhas de conscientização para o uso racional da água “e permanece atenta”.

A nota ressalta que o DAE depende do próximo período de chuvas para o restabelecimento total dos recursos hídricos que abastecem a cidade e que “já dispõe de sistemas alternativos de abastecimento para enfrentamento de períodos mais graves de estiagem”.

Classimais: clique aqui e confira as vagas anunciadas no classificado do LIBERAL.

O superintentende do DAE adiantou também que deve ser assinado nesta semana o contrato para a obra da nova represa de Santa Bárbara. A represa Cillos será ampliada com o dobro da capacidade e se chamara Parque das Águas.

A ampliação garantirá uma reserva total na cidade de 12 bilhões de litros de água. Entretanto, as obras, atrasadas, devem durar no mínimo dois anos.

Região

A falta de água atinge a região. Em Americana, houve desabastecimento de água em diversos bairros após pane elétrica. O DAE local afirmou que o abastecimento deve ser normalizado em três dias.

Em Sumaré, seis regiões terão rodízio no abastecimento de água nas próximas duas semanas. A medida foi adotada por causa de obra realizada pela BRK Ambiental, no ETA II (Estação de Tratamento de Água), no Parque Itália, que tem previsão para término dia 27 de setembro.

Publicidade