25 de abril de 2024 Atualizado 12:03

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Gás encanado

Comgás vai mais que dobrar rede em Santa Bárbara

Expansão já começou e atenderá indústrias e prédios, de acordo com a empresa; BNDES aprovou financiamento de R$ 2 bilhões no último dia 7

Por George Aravanis

24 de janeiro de 2020, às 09h32

A Comgás (Companhia de Gás de São Paulo) iniciou a ampliação da rede de gás encanado em Santa Bárbara d’Oeste. A previsão é instalar, até o segundo semestre, 27 quilômetros de tubulação para atender indústrias e prédios, mais que dobrando a extensão atual do sistema – atualmente são 21,9 quilômetros, que atendem indústrias locais.

Receba as notícias do LIBERAL pelo WhatsApp. Clique aqui e envie uma mensagem para ser adicionado na lista de transmissão!

A empresa foi questionada sobre quais bairros serão atendidos, quantas pessoas devem ter acesso ao combustível e se mais cidades da região passarão por expansão, mas informou que não conseguiria fornecer as informações nesta quinta-feira. O investimento na cidade também não foi informado.

Foto: João Carlos Nascimento / O Liberal
Trecho de rua do Pq. Planalto, onde já há presença da Comgás na cidade

A expansão acontece em meio aos investimentos da empresa em âmbito nacional. No último dia 7, o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) anunciou que aprovou financiamento de R$ 2 bilhões para a empresa ampliar sua rede. A liberação ocorre no momento em que o governo federal estimula o uso desse combustível.

Na ocasião, o banco informou que serão construídos cerca de mil quilômetros de rede e que aproximadamente 100 mil clientes serão conectados à tubulação a cada ano na área de concessão da companhia.

Ouça o “Além da Capa”, um podcast do LIBERAL

De acordo com a assessoria de imprensa da empresa, o trabalho é feito com métodos não destrutivos para a implantação da tubulação subterrânea. De acordo com a Comgás, isso significa que não há necessidade de abrir grandes buracos em toda a extensão das ruas por onde passará a rede.

São abertas pequenas valas em duas extremidades, por onde passam as ferramentas de perfuração para causar menos impacto, informou a assessoria de imprensa.

Cobertura

A Comgás tem atualmente cerca de 1,9 milhão de clientes em sua área de concessão, que contempla a Região Metropolitana de São Paulo, a Região Administrativa de Campinas, a Baixada Santista e o Vale do Paraíba.

Publicidade