20 de abril de 2024 Atualizado 00:43

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

História

Com câmara lotada, SB celebra 150 anos de emancipação política

Historiadores contaram curiosidades da história de Santa Bárbara d'Oeste em sessão solene realizada nesta quinta-feira

Por Leonardo Oliveira

26 de setembro de 2019, às 15h58

A Câmara Municipal de Santa Bárbara d’Oeste esteve lotada nesta quinta-feira (26) para a celebração dos 150 anos da emancipação política-administrativa da cidade. Após discurso de autoridades, itens foram colocados em uma cápsula do tempo, que foi selada para ser aberta daqui a 25 anos.

Foram guardados uma edição do livro “Santa Bárbara d’Oeste 200 anos”, exemplares de jornais regionais, fotos da sede da câmara, o regimento interno do legislativo barbarense, a bandeira do município, uma medalha Dona Margarida, textos de historiares e dez desenhos de alunos do quinto ano da rede pública, selecionados através de um concurso.

Foto: Marcelo Rocha / O Liberal
Cápsula do tempo foi fechada e será aberta somente daqui a 25 anos

A sessão solene teve início por volta das 10h30 e contou com discursos de autoridades, entre eles do prefeito Denis Andia (PV), do presidente da CM de Santa Bárbara, Câmara Felipe Sanches (PSC), e da câmara de Piracicaba, Gilmar Rotta (MDB).

Também estiveram presentes ao evento e usaram da palavra os historiadores Antonio Carlos Angolini e João José Bellani. “Estamos revivendo um passado que muitos barbarenses lutaram para que ocorresse. Hoje nós estamos lembrando dessas pessoas. Isso nos mostra que nossas ações ficam registradas e um dia serão lembradas”, disse Angolini.

Foto: Marcelo Rocha / O Liberal
Diversos objetos foram colocados na cápsula, em evento que celebrou os 150 anos da emancipação política do município

Durante o pronunciamento, Angolini lembrou que a emancipação se originou depois da vinda dos americanos à cidade, a partir de 1866. Até então o município era vinculado a Piracicaba.

Com o choque cultural entre os imigrantes e a população local, os vereadores piracicabanos propuseram a separação, que aconteceu em 15 de junho de 1869, mas a instalação da primeira Câmara de Vereadores ocorreu apenas em 26 de setembro daquele ano, há exatos 150 anos, quando os sete vereadores da primeira legislatura tomaram posse.

“Um marco importante da nossa história. São 150 anos de emancipação política, um componente importante para o desenvolvimento de Santa Bárbara d’Oeste, isso de fato determinou toda a história que veio após isso. Me sinto honrado em fazer parte desse momento”, destacou o prefeito Denis Andia ao LIBERAL.

Publicidade