26 de fevereiro de 2021 Atualizado 01:01

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Santa Bárbara

CM aprova convênio para compra de veículos para a Guarda Municipal

Automóveis serão usados para reforçar o patrulhamento no Projeto Anjo da Guarda da Mulher

Por Leonardo Oliveira

02 fev 2021 às 16:52 • Última atualização 02 fev 2021 às 16:53

O Projeto Anjo da Guarda da Mulher, da GCM (Guarda Civil Municipal) de Santa Bárbara d’Oeste, ganhará mais dois veículos para atuar no patrulhamento e combate à violência contra as mulheres na cidade. A compra será possível graças a uma emenda do deputado estadual Ataide Teruel (Podemos).

Os vereadores do município aprovaram nesta terça-feira (2), por unanimidade, o projeto de lei do executivo que autoriza a prefeitura a firmar um convênio com o Governo do Estado de São Paulo para a aquisição dos automóveis.

Com o convênio firmado, projeto vai receber mais duas viaturas – Foto: Marcelo Rocha / O Liberal

A emenda do deputado destinou R$ 150 mil para a compra. A reportagem questionou a assessoria de imprensa da Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste sobre quando os veículos estariam disponíveis para uso no patrulhamento diário, mas não houve resposta até a publicação desta reportagem.

O Projeto Anjo da Guarda da Mulher existe desde 2019 e foi uma iniciativa da ex-vereadora Germina Dottori. Ele nasceu para combater a violência contra a mulher e para verificar se as medidas protetivas concedidas na cidade estão sendo cumpridas.

Na iniciativa, a Guarda Municipal é acionada cada vez que uma medida protetiva é expedida no fórum da cidade e entra em contato com as vítimas para saber se elas querem se cadastrar no programa. Se a mulher estiver em perigo, basta ligar para a corporação e informar qual o código que foi dado a ela, que a GCM se dirige até a casa com uma viatura.

Desde que foi criado, o projeto conta com apenas uma viatura, segundo vereadores. Por isso a necessidade de se ampliar a oferta de veículos, que chega a três automóveis com a aprovação do projeto nesta terça.

“Nós, no município, temos apenas uma viatura, que é cedida pela guarda e é realizado esse trabalho pela subinsptora Fernanda, que faz um trabalho fundamental. Essa aquisição vai poder distribuir os serviços. A guarda feminina de SBO é composta de 14 mulheres, vamos conseguir dividir esse trabalho”, disse a vereadora Kátia Ferrari (PV), durante a sessão.

Publicidade