Campanha de biometria é intensifica neste sábado

186ª Zona Eleitoral passou a abrir aos sábados uma vez por mês e irá ampliar ações junto aos eleitores de Santa Bárbara d'Oeste


A cidade de Santa Bárbara d’Oeste é uma das três da RPT (Região do Polo Têxtil) onde a biometria passou a ser obrigatória a partir das eleições municipais do ano que vem. As outras duas são Nova Odessa e Hortolândia.

Como o prazo final para revisão biométrica é 19 de dezembro, a 186ª Zona Eleitoral do município tem intensificado a campanha para o cadastro biométrico dos eleitores desde março e, além disso, começou abrir aos sábados uma vez por mês.

Foto: João Carlos Nascimento / O Liberal
Biometria é obrigatória em Santa Bárbara d’Oeste para as próximas eleições

Neste sábado (10), o cartório estará aberto das 8 às 13 horas para fazer a biometria. De acordo com a chefe do órgão, Arlene Grazzioli, é importante que o eleitor compareça com RG, CPF e comprovante de residência recente e título de eleitor, se tiver.

“Os eleitores que não comparecerem até o prazo final terão o título cancelado. Sem o título, o eleitor fica impedido de votar, não consegue realizar empréstimos em bancos oficiais e nem participar de concursos públicos, além de ficar impedido de tirar passaporte e CPF”, explica Arlene.

Segundo a chefe do cartório existem cerca de 140 mil eleitores no município e apenas 50% fizeram o cadastramento biométrico (com digital, foto e assinatura digitalizada). O cadastramento biométrico é gratuito e demora aproximadamente 15 minutos por pessoa. Imediatamente após o cadastro, o eleitor recebe uma nova via do título, que é impressa na hora.

“Estamos com o processo de revisão do eleitorado e todos devem comparecer até o dia 19 de dezembro. Como o prazo é curto, aconselhamos que os eleitores venham o quanto antes, para evitar filas e tumultos”, enfatiza a chefe do cartório.

Os próximos plantões serão realizados nos dias 21 de setembro, 19 de outubro, 9 de novembro e 7 de dezembro. A 186ª Zona Eleitoral de Santa Bárbara d’Oeste atende de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, na Rua Tupis, 1146, Jardim São Francisco. Mais informações pelos telefones: 3454-3777 e 3463-4002.

Atendimento móvel

Além dos plantões, a população de Santa Bárbara d’Oeste também tem a possibilidade de realizar o cadastro da biometria no Tivoli Shopping, que passou a contar com um posto de atendimento do Cartório Eleitoral.

O local fica na expansão do shopping (Entrada A) e funciona de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, oferecendo diversos serviços aos eleitores barbarenses. Esse serviço é gratuito e disponibilizado mediante agendamento prévio pelo site www.tre-sp.jus.br.

Outros Serviços

No posto de atendimento do Cartório Eleitoral do Tivoli Shopping também serão oferecidos outros serviços à população, como transferência de um município para outro, revisão (mudança de nome, endereço ou local de votação), alistamento (emissão do título pela primeira vez), regularização do Título de Eleitor e emissão da Certidão de Quitação Eleitoral.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora