Santa Bárbara
Avenida São Paulo tem onda de furtos de corrimão em pontos de ônibus
Consórcio Bus+, responsável pela manutenção e conservação dos pontos, apontou problema de segurança pública no local
Por Gabriel Pitor
21 de novembro de 2023, às 07h23
Link da matéria: https://liberal.com.br/cidades/s-barbara/avenida-sao-paulo-tem-onda-de-furtos-de-corrimao-em-pontos-de-onibus-2065773/
Os pontos de ônibus da Avenida São Paulo, em Santa Bárbara d’Oeste, que integram o Corredor Metropolitano da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), têm sofrido com a onda de vandalismo e furtos de corrimões e bancos.
Alguns deles, inclusive, viraram abrigo para moradores de rua, trazendo sensação de insegurança aos moradores e comerciantes dos bairros Cidade Nova, Planalto do Sol, Jardim Esmeralda, Vila Ferrarezzi, Cândido Bertini e Conjunto Habitacional dos Trabalhadores.
O LIBERAL percorreu a avenida na última semana e constatou os prejuízos.
O ponto de ônibus mais prejudicado fica próximo ao cruzamento com a Avenida da Amizade, em frente a um posto de combustíveis.
Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp
Nele, é possível ver que corrimões e bancos foram furtados, placas de vidro derrubadas, além de parte da comunicação visual arrancada. Também havia muito mato ao redor.
Moradores da região contaram à reportagem que vândalos, no período noturno, chacoalham corrimões e bancos até conseguirem arrancá-los e furtá-los.
Também foram relatados casos de pichação e venda de drogas.
Após questionamentos do LIBERAL, a EMTU disse que notificou o consórcio Bus+, responsável pela manutenção e conservação das infraestruturas instaladas na RMC (Região Metropolitana de Campinas), para tomar providências quanto aos pontos vandalizados.
Ainda segundo a empresa, apenas uma linha atende esse corredor: a 750, de Santa Bárbara d’Oeste a Americana.
Faça parte do Club Class, um clube de vantagens exclusivo para os assinantes. Confira nossos parceiros!
Por sua vez, o Bus+ esclareceu que realiza a manutenção das paradas e estações ao longo do Corredor Metropolitano em todos os municípios dos quais é responsável.
Entretanto, em Santa Bárbara, “existe uma situação atípica devido ao grande número de casos de vandalismo e furtos”, o que tem prejudicado os trabalhos.
Siga o LIBERAL no Instagram e fique por dentro do noticiário de Americana e região.
O 19º BPMI (Batalhão da Polícia Militar do Interior) e a Polícia Civil destacaram que fazem o policiamento ostensivo e a fiscalização do Corredor Metropolitano, bem como de estabelecimentos de comércio de sucatas e ferro-velho, principais destinos de peças metálicas furtadas.
Sem boletins de ocorrência
Ambas as corporações disseram que faltam boletins de ocorrência sobre essa situação na Avenida São Paulo e ressaltaram a importância do registro.
Mas o Bus+ apresentou à reportagem pelo menos quatro boletins que relatam os furtos e os vandalismos cometidos nos pontos da via.
O primeiro foi há mais de um ano, em 5 de agosto de 2022. Também foram registrados em 29 de novembro de 2022, 14 de março de 2023 e 10 de novembro deste ano.
“Nos próximos dias novos reparos estão programados para as paradas. Mas salienta que, sem a tomada das providências necessárias para coibir os atos de vandalismo e furtos, o trabalho de manutenção torna-se bastante complicado”, completou o Bus+.
A Prefeitura de Santa Bárbara afirmou que irá pedir para que a Polícia Militar intensifique o patrulhamento nesses espaços, além de solicitar o apoio da GCM (Guarda Civil Municipal) no mesmo sentido.