05 de dezembro de 2023 Atualizado 12:17

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Santa Bárbara

Avenida São Paulo tem onda de furtos de corrimão em pontos de ônibus

Consórcio Bus+, responsável pela manutenção e conservação dos pontos, apontou problema de segurança pública no local

Por Gabriel Pitor

21 de novembro de 2023, às 07h23

Os pontos de ônibus da Avenida São Paulo, em Santa Bárbara d’Oeste, que integram o Corredor Metropolitano da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), têm sofrido com a onda de vandalismo e furtos de corrimões e bancos.

Alguns deles, inclusive, viraram abrigo para moradores de rua, trazendo sensação de insegurança aos moradores e comerciantes dos bairros Cidade Nova, Planalto do Sol, Jardim Esmeralda, Vila Ferrarezzi, Cândido Bertini e Conjunto Habitacional dos Trabalhadores.

Pontos têm sofrido com atos de vandalismo em Santa Bárbara d’Oeste – Foto: Claudeci Junior/Liberal

O LIBERAL percorreu a avenida na última semana e constatou os prejuízos.

O ponto de ônibus mais prejudicado fica próximo ao cruzamento com a Avenida da Amizade, em frente a um posto de combustíveis.

Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

Nele, é possível ver que corrimões e bancos foram furtados, placas de vidro derrubadas, além de parte da comunicação visual arrancada. Também havia muito mato ao redor.

Moradores da região contaram à reportagem que vândalos, no período noturno, chacoalham corrimões e bancos até conseguirem arrancá-los e furtá-los.

Também foram relatados casos de pichação e venda de drogas.

Locais também viraram abrigo para moradores de rua, segundo comerciantes da região – Foto: Claudeci Junior / Liberal

Após questionamentos do LIBERAL, a EMTU disse que notificou o consórcio Bus+, responsável pela manutenção e conservação das infraestruturas instaladas na RMC (Região Metropolitana de Campinas), para tomar providências quanto aos pontos vandalizados.

Ainda segundo a empresa, apenas uma linha atende esse corredor: a 750, de Santa Bárbara d’Oeste a Americana.

Faça parte do Club Class, um clube de vantagens exclusivo para os assinantes. Confira nossos parceiros!

Por sua vez, o Bus+ esclareceu que realiza a manutenção das paradas e estações ao longo do Corredor Metropolitano em todos os municípios dos quais é responsável.

Entretanto, em Santa Bárbara, “existe uma situação atípica devido ao grande número de casos de vandalismo e furtos”, o que tem prejudicado os trabalhos.

Siga o LIBERAL no Instagram e fique por dentro do noticiário de Americana e região.

O 19º BPMI (Batalhão da Polícia Militar do Interior) e a Polícia Civil destacaram que fazem o policiamento ostensivo e a fiscalização do Corredor Metropolitano, bem como de estabelecimentos de comércio de sucatas e ferro-velho, principais destinos de peças metálicas furtadas.

Sem boletins de ocorrência

Ambas as corporações disseram que faltam boletins de ocorrência sobre essa situação na Avenida São Paulo e ressaltaram a importância do registro.

Receba as notícias de Americana e região no seu e-mail

* indicates required

Mas o Bus+ apresentou à reportagem pelo menos quatro boletins que relatam os furtos e os vandalismos cometidos nos pontos da via.

O primeiro foi há mais de um ano, em 5 de agosto de 2022. Também foram registrados em 29 de novembro de 2022, 14 de março de 2023 e 10 de novembro deste ano.

“Nos próximos dias novos reparos estão programados para as paradas. Mas salienta que, sem a tomada das providências necessárias para coibir os atos de vandalismo e furtos, o trabalho de manutenção torna-se bastante complicado”, completou o Bus+.

A Prefeitura de Santa Bárbara afirmou que irá pedir para que a Polícia Militar intensifique o patrulhamento nesses espaços, além de solicitar o apoio da GCM (Guarda Civil Municipal) no mesmo sentido.

Publicidade