28 de março de 2024 Atualizado 20:58

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Fios solidários

Ação arrecada 223 mechas de cabelos para pacientes oncológicos

Cabelos arrecadados em campanha realizada pelo Tivoli Shopping serão transformados em perucas para pacientes em tratamento de câncer

Por Maria Eduarda Gazzetta

06 de outubro de 2021, às 07h30 • Última atualização em 06 de outubro de 2021, às 14h52

Elisângela Freitas Ferreira foi uma das mais de 50 mulheres que participou da ação – Foto: Marcelo Rocha / O Liberal

Elisângela Freitas Ferreira foi uma das mais de 60 mulheres que se solidarizou e participou do corte solidário de cabelo, ação promovida pelo Tivoli Shopping nesta segunda (4) e terça-feira (5).

As mechas dela e de outras doadoras serão usadas na confecção de perucas para pacientes que estão em tratamento oncológico.

Segundo o shopping, foram 68 cortes solidários, que resultaram na arrecadação de 223 mechas de cabelos.

“Este é um ato de amor e de carinho pelo próximo. Só quem está passando por isso sente na pele. Temos que nos colocar no lugar dessas pessoas, temos que ser solidário. Estou muito feliz em pensar na felicidade de quem vai receber”, comentou Elisângela, que esteve no shopping na manhã de terça-feira.

– Foto: Marcelo Rocha / O Liberal

A ação, que faz parte da campanha Outubro Rosa 2021 mês de combate ao câncer de mama, contou com a parceria da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Santa Bárbara d’Oeste e do salão de cabeleireiro, San Marthyn Studio Hair, que disponibilizou profissionais que cortassem, gratuitamente, o cabelo das doadoras.  

Quem também decidiu realizar a doação de cerca de 20cm de cabelo, foi a esteticista Joyce Félix Caldeira, de 25 anos. Ela conta que na família tem vários casos de tias e tios com câncer e, por isso, também doou mechas. “Meu cabelo não vai fazer falta para mim e pode ser melhor para uma outra pessoa”, disse emocionada.

A dona de casa, Antonia Cipriano de 66 anos, também não mediu esforços para realizar a doação. Ela conta que decidiu fazer o corte de cabelo na segunda-feira a noite e, mesmo sem ter carona para voltar para sua casa no Bairro Cidade Nova, enfrentaria a caminhada de cerca de 30 minutos para concretizar a doação. “Meu marido não poderia me levar para casa e eu vou a pé, não tem problema. Já que eu posso, eu vou doar”, contou ela.

Salão San Marthyn disponibilizou profissionais para cortarem cabelo de doadoras gratuitamente – Foto: Marcelo Rocha / O Liberal

Além dos cortes de cabelo, Bruna Zappia Martisn e Sandro Martins proprietários do salão disseram que mais pessoas foram até o shopping para levar a mecha de cabelo e depositá-las em uma caixa que ficará disponível durante todo o mês de outubro no para receber as doações. De acordo com eles, 81 mechas já foram doadas, até a manhã desta terça-feira.

Depois de doadas, as mechas serão recolhidas pela Rede Feminina que ficarão responsáveis em encaminhar para a confecção das perucas.

Lounge Rosa

Até o dia 11 deste mês, um lounge rosa da Rede Feminina de Combate ao Câncer do município estará montado shopping, em frente ao salão San Marthyn.

Representantes da instituição ficarão das 10h às 20h para contato com o público e distribuição de panfletos educativos. Será prestada orientações e informações sobre a doença e explicações sobre o acesso aos serviços, tanto na Rede Feminina quanto da rede pública de saúde. 

Além da ação de conscientização, no espaço, a entidade comercializará pins e camisetas da campanha Outubro Rosa 2021, para arrecadar fundos.

Uma caixa também estará disponível no local para receber doações de produtos de higiene. Os itens serão usados para compor cestas para as pacientes que estão enfrentando o câncer de mama neste mês de outubro. A entidade atende 50 pessoas nesta situação.

Publicidade