28 de março de 2024 Atualizado 20:58

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Clima

Verão começa com previsão de chuva e altas temperaturas

Previsão para estação que se inicia hoje será típica, com temperaturas altas e vindas de frentes frias acompanhadas de chuvas

Por Da redação

22 de dezembro de 2019, às 15h32

O Verão começa neste domingo com previsões de chuva intensa na região e deve continuar como o esperado: com temperaturas altas, pancadas de chuva no final da tarde e frentes frias que diminuem as temperaturas altas. A previsão é do CPTEC (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos), do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

As máximas ficam entre os 28°C e os 30°C e as mínimas na casa dos 22°C. Com a chegada de frentes frias as máximas podem cair, mas as mínimas não devem sofrer grandes oscilações, segundo Marília Shimizu, climatologista do CPTEC.

Foto: João Carlos Nascimento / O Liberal
Região deve ter estação com tempo típico: calor durante o dia e pancadas de chuva nos finais de tarde, segundo climatologista

As chuvas também devem acontecer dentro da média da região, que variam entre 400mm e 600mm acumulados entre janeiro e março. Essas mudanças podem vir acompanhadas de vento. A climatologista não descartou ainda a chance de temporais ou chuvas de granizo, apesar deste último ser “mais raro”.

Para o Natal a previsão é de temperaturas estáveis sem grandes oscilações, com menor probabilidade de chuva e maior predomínio do sol. A expectativa vem após aviso da Defesa Civil de temporais e fortes pancadas de chuva entre os dias 21 e 24 na região.

Para o Ano Novo as chuvas estão mais garantidas, com temperaturas amenas. “O tempo vai estar mais aproveitável no Natal em relação às chuvas do que na virada do ano”, explicou Ana Ávila, meteorologista do Cepagri.

* Estagiária Maíra Torres, sob supervisão de João Colosalle

Publicidade