Vegetação esconde sinalização em trechos da Avenida da Amizade

Mato alto e paineiras sem cuidado impedem motoristas de ver placas entre Americana e Santa Bárbara


Foto: Marcelo Rocha - O Liberal.JPG
Sinalização encoberta na avenida prefeituras prometeram resolver

Motoristas mais atentos já devem ter percebido que enxergar as placas de trânsito na Avenida da Amizade se transformou num teste de visão. Em pelo menos três áreas da via, a sinalização está encoberta pelo mato alto ou pelas paineiras plantadas no canteiro central, ao longo da via.

A situação acontece nos dois sentidos da via. No sentido centro-bairro, no cruzamento com a Avenida São Paulo, as placas que indicam proibição ao retorno e conversão à esquerda desapareceram atrás de uma planta que, pela altura, não é cortada há meses.

No sentido oposto, são as paineiras que impedem os motoristas de visualizar as placas. Elas foram plantadas a curta distância dos postes de sinalização, que ficaram “escondidos” atrás do tronco da árvore. Para piorar, os galhos secos que pendem das paineiras estavam colocando em risco também a segurança dos pedestres.

“A gente mesmo cortou o galho [da paineira próximo ao cruzamento com a Rua Jundiaí] porque passa muito pedestre e ele estava tirando a visão dos motoristas”, disse o comerciante Carlos Borges. Ele também capinou o mato em um trecho em frente ao seu estabelecimento. “As pessoas não estavam conseguindo atravessar de um lado para outro”, informou.

Foto: João Carlos Nascimento - O Liberal.JPG
A situação acontece nos dois sentidos da via

DIVISA. A Avenida da Amizade está na divisa entre Americana e Santa Bárbara. O canteiro central delimita os dois municípios. A situação dificulta a cobrança e quem trabalha, mora ou faz uso dela diariamente não sabe bem a qual dos dois municípios recorrer para pedir providências.

“É um empurra-empurra e a gente fica no meio”, diz Marco Aurélio Qualho. Ele reside e trabalha na avenida há cerca de 30 anos e lamenta o estado de abandono. “Apesar de ser uma avenida movimentada, parece que nenhuma das duas prefeituras tem interesse em mantê-la limpa”, disse.

Procuradas, as duas prefeituras prometem providências. A de Santa Bárbara informou que fará a limpeza no seu trecho ainda nesta quinzena. Em Americana, a Unidade de Parques e Jardim informou que o serviço teve início ontem e que pretende concluí-lo até a próxima terça-feira.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora

Receba nossa newsletter!