29 de março de 2024 Atualizado 09:31

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Vacinação

Vacinação alcança 83% e Americana confirma 5º caso de sarampo

Ação voltada para crianças de até cinco anos terminou com 547 doses aplicadas no município; doses seguem disponíveis nos postos de vacinação

Por Marina Zanaki

01 de novembro de 2019, às 10h11

Mesmo após a campanha de vacinação contra sarampo, o índice de cobertura está abaixo da meta em Americana. Nesta quinta-feira, a cidade confirmou o quinto caso da doença. Segundo a Secretaria de Saúde, a cobertura atual é de 83% – mesmo índice informado em 3 de outubro, quando teve início a campanha.

A meta do Ministério da Saúde é de 95%. Foram aplicadas 547 doses na cidade nesse período de intensificação da imunização entre crianças menores de 5 anos.

Foto: Marcelo Rocha / O Liberal_19.10.2019
Doença voltou a circular no Brasil após ser considerada erradicada

As doses seguem disponíveis nos postos de vacinação ao longo de todo o ano, mas a campanha foi a maneira encontrada pelo Ministério da Saúde de ampliar os índices de cobertura e combater o avanço da doença, que voltou a circular no País após ser considerada erradicada. As doses foram aplicadas somente em quem estava com o calendário desatualizado.

Na RPT (Região do Polo Têxtil), o total de doses aplicadas chegou a 3.174, incluindo 686 em Hortolândia; 358 em Nova Odessa; 768 em Santa Bárbara d’Oeste e 815 em Sumaré.

O quinto morador de Americana a contrair sarampo este ano é um homem de 40 anos que mora na Vila Belvedere. Ele começou a apresentar os sintomas no dia 13 de agosto e no dia 18 procurou o Hospital São Lucas. O médico suspeitou de sarampo e solicitou os exames.

A Vigilância Epidemiológica recebeu o laudo confirmando a doença no dia 25 de outubro. O paciente não teve contato com pessoas que apresentassem sintomas da doença e não apresentou nenhuma complicação. Vinte notificações na cidade ainda aguardam resultado de exame.

Uma segunda fase da campanha está prevista para ser realizada em novembro, desta vez com foco em adultos.

De 18 a 30 de novembro será o período para que pessoas que tenham entre 20 e 29 anos procurem os postos. A indicação é que esse público tenha recebido duas doses da vacina ao longo da vida. A partir dos 30 anos, apenas uma dose já é suficiente para proteção, segundo estudos da área médica.

Os principais sintomas do sarampo são tosse, dores nas costas, olhos vermelhos e manchas pelo corpo.

Entre três e cinco dias, podem aparecer manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo. Após o aparecimento das manchas, a persistência da febre é um sinal de alerta e pode indicar gravidade, principalmente em crianças menores de 5 anos.

Publicidade