Unicamp procura voluntários que sofreram AVC para estudo

Com uso de tecnologia virtual, tese de doutorado investiga sucesso de reabilitação do braço através de jogos virtuais


A Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp está procurando voluntários que tenham sofrido um AVC (Acidente Vascular Cerebral) para fazer parte de uma pesquisa sobre Reabilitação Motora do Braço.

O estudo é referente a uma tese de doutorado, que deve investigar por meio de ressonâncias um método espanhol chamado RGS (Reheabilitation Gaming System), que usa a tecnologia e jogos virtuais para reabilitar os movimentos do braço, permitindo que um fisioterapeuta monitore os resultados à distância.

A ideia é usar a tecnologia de realidade virtual para ajudar no estudo. Os voluntários selecionados vão participar de 24 sessões de reabilitação com realidade virtual e fisioterapia, com cerca de 1 hora cada. A Unicamp consegue dar ajuda de custos de até R$ 50 reais para quem solicitar, para cobrir gastos com transporte.

Os interessados podem preencher um formulário online. Até o momento, mais de 40 pessoas já se voluntariaram e vão passar por processo de seleção para ver se o caso médico específico se encaixa no solicitado.

Requisitos: 

  • Indivíduos acima dos 18 anos
  • Déficit motor do braço, decorrente de AVC
  • Capacidade de executar comandos e se comunicar
  • Não ter restrições ao exame de Ressonância Magnética
  • Não realizar outro tipo de fisioterapia (no braço), durante o período de participação na pesquisa

Maíra Torres, estagiária, sob supervisão de Luciano Bianco Giuliani

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora