23 de abril de 2024 Atualizado 17:35

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Justiça de volta

Tribunal do Júri volta a ser realizado depois de quase cinco meses

O primeiro julgamento ocorrerá em Santa Bárbara, no dia 17 deste mês

Por Leonardo Oliveira

10 de agosto de 2020, às 08h02 • Última atualização em 10 de agosto de 2020, às 16h52

Depois de quase cinco meses, um Tribunal do Júri voltará a ser realizado na RPT (Região do Polo Têxtil) nesta segunda-feira. A pandemia do novo coronavírus (Covid-19) forçou a paralisação das atividades nos tribunais, em março.

Agora, a rotina vai, aos poucos, sendo retomada. Para isso, protocolos de segurança terão que ser adotados.

O primeiro julgamento ocorreria nesta segunda-feira (10) em Santa Bárbara d’Oeste, para analisar uma tentativa de homicídio ocorrida em 2017, mas foi adiado porque não houve efetivo policial para transferir o preso, da Penitenciária “Odon Ramos Maranhão” de Iperó-SP, para o fórum da cidade.

A PM (Polícia Militar) informou que só foi avisada na sexta-feira (7) que os trabalhos presenciais do fórum seriam retomados nesta segunda, por isso não houve tempo hábil para transferir o preso – ainda não há uma nova data para o julgamento.

O próximo júri está marcado para o dia 17 deste mês. Ainda serão outros dois em agosto no fórum de Santa Bárbara d’Oeste.

Em Americana, os júris voltam a acontecer em setembro. Sumaré marcou dois para setembro, enquanto que, em Nova Odessa e Hortolândia ainda não há previsão de retorno.

Só poderão ser realizadas durante a pandemia sessões sobre casos em que os réus estejam presos ou com prescrição próxima. O TJ-SP (Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo) estipulou uma série de medidas para que os encontros presenciais pudessem acontecer.

Os familiares dos envolvidos no processo não poderão mais ter acesso ao plenário do júri.

Podcast Além da Capa
Americana e região avançaram à fase amarela do Plano São Paulo pela primeira vez. Esse episódio do “Além da Capa” dá o tom do contexto local diante da etapa mais flexível vivida até agora desde o início da quarentena provocada pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Publicidade