19 de abril de 2024 Atualizado 22:42

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Região

Tempestade de raios ilumina céu de Americana e Santa Bárbara na madrugada

De acordo com dados do Elat do Inpe, entre 23h30 do dia 12 até 3h do dia 13 as duas cidades foram atingidas por 276 raios

Por Heitor Carvalho

13 de janeiro de 2021, às 15h57 • Última atualização em 13 de janeiro de 2021, às 17h03

Relâmpagos registrados na região da Avenida Brasil, em Americana, durante a noite de ontem (12) - Foto: Márcio Gonçalves Borges/Divulgação

Uma forte tempestade, com muitos relâmpagos, atingiu os municípios de Americana e Santa Bárbara durante o final da noite de ontem (12) e o início da madrugada desta quarta-feira (13).

De acordo com dados do Elat (Grupo de Eletricidade Atmosférica) do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), entre 23h30 do dia 12 até 3h do dia 13 as duas cidades foram atingidas por 276 raios.

Segundo a análise disponibilizada ao LIBERAL, dos mais de 200 raios registrados nos dois municípios, 177 atingiram o solo. O número é considerado alto, devido o horário, mas dentro do normal pela época do ano (verão).

Dos mais de 200 raios registrados nos dois municípios, 177 atingiram o solo – Foto: Allan Reami – Arquivo Pessoal

Alagamentos

No início da tarde de ontem (12), as chuvas que atingiram a região causaram vários pontos de alagamentos em Santa Bárbara d’Oeste. A Defesa Civil da cidade informou que, em cerca de 1 hora, choveu 43mm no território barbarense.

A Prefeitura de Americana também registrou um grande volume de água. Segundo a Defesa Civil do município, choveu 60,5 milímetros de chuva em um período de 24h.

“O Ribeirão Quilombo está com nível no limite, mas aguardamos que a água escoe com a trégua das chuvas”, relatou a coordenadora da Defesa Civil de Americana, Marli Rodrigues dos Santos Kiriyama.

A cidade entrou em estado de atenção por causa da intensidade das chuvas e a população deve ficar alerta para os cuidados e prevenção

Gosta de descontos? Conheça o Club Class, do LIBERAL

A Defesa Civil está monitorando o nível do ribeirão e avisando a população sobre os cuidados em situações de enchente e inundação.

“Temos que ficar alerta nas áreas de riscos já mapeadas na cidade. Nas últimas 72 horas tivemos acumulado de 99,1 mm, sendo que 80 mm é o estipulado para entrar em estado de atenção”, alerta Marli.

Previsão

Para o meteorologista Bruno Kabke Bainy, do Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura), da Unicamp, os temporais devem continuar nos próximos dias.

📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

“A combinação de umidade, instabilidade termodinâmica e fatores dinâmicos favorecem a formação de tempestades. Nesta quarta (13) e sexta (15), principalmente. Na quinta (14), as chances de tempo severos são menores, mas ainda assim pode ter chuva localmente forte”, afirmou.

O Inpe emitiu um alerta de risco moderado para ocorrência de “fenômeno meteorológico adverso” dentro das próximas 72 horas.

De acordo com o instituto, haverá condições favoráveis para pancadas de chuva de moderada a forte intensidade, que poderão vir acompanhadas de raios, rajadas de vento e até granizo em grande parte do estado de São Paulo.

Publicidade