28 de março de 2024 Atualizado 18:57

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Região

Superlotado, HC da Unicamp suspende atendimento de emergências por 48 horas

Hospital trabalha com 295% da capacidade; internações e cirurgias eletivas também foram suspensas

Por Marina Zanaki

01 de junho de 2021, às 18h11

Superlotado por conta dos casos do novo coronavírus (Covid-19), o Hospital das Clínicas da Unicamp, em Campinas, decidiu suspender por 48 horas os atendimentos de emergência. O pronto-socorro está trabalhando com 295% da capacidade operacional.

📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

A medida afeta, por exemplo, atendimentos de resgate nas rodovias da região. A superintendência do HC solicitou nesta terça-feira aos órgãos reguladores a suspensão do envio de pacientes pelo período de 48 horas.

O pedido foi feito à Cross (Central de Regulação da Oferta de Serviços de Saúde), aos serviços de resgate nas rodovias, Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), bombeiros, prefeituras da região e ao grupamento Águia da Polícia Militar.

Também foram suspensas as cirurgias e internações eletivas até o dia 7 de junho para dar vazão aos pacientes do pronto-socorro e das UTIs (Unidades de Terapia Intensiva).

Uma coletiva à imprensa será realizada nesta quarta-feira, às 9h, para detalhar as suspensões adotadas pelo HC da Unicamp.

Acima da capacidade
O pronto-socorro, chamado de Unidade de Emergência Referenciada, está com 62 pacientes, dos quais cinco estão em estado grave e intubados, aguardando leitos de UTI. Outros 38 têm indicação de internação em enfermarias.

“Nos últimos dias, houve um aumento expressivo de procura espontânea de casos com síndromes respiratórias e de outras doenças que lotaram a unidade”, explicou o hospital.

Tanto a terapia intensiva exclusiva para Covid quanto a geral estão lotadas e sem capacidade de giro de leitos, segundo o HC.

A medida já havia sido adotada em março, diante do agravamento da pandemia. Na ocasião, a suspensão foi por 24 horas.

Publicidade