23 de abril de 2024 Atualizado 11:32

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Covid-19

SP antecipa férias de 150 mil professores da rede estadual

Medida foi adotada para combater a circulação de coronavírus; pagamento proporcional às férias será realizado entre os meses de abril e maio

Por Marina Zanaki

19 de março de 2020, às 15h39 • Última atualização em 19 de março de 2020, às 20h27

O Governador João Doria anunciou nesta quinta-feira (19) a antecipação das férias e recesso escolar de 150 mil professores da rede estadual. A medida foi adotada para combater a circulação de coronavírus.

Além das duas semanas de férias que estavam previstas para o mês de julho, terão início na próxima segunda (23) as duas semanas de recesso que aconteceriam em abril e outubro definidas no novo calendário escolar.

As aulas da rede municipal já estavam suspensas a partir dessa data. O pagamento proporcional às férias será realizado entre os meses de abril e maio, segundo o governo estadual. O montante é equivalente a R$ 130 milhões.

“Estamos antecipando as férias para 150 mil professores e auxiliares e para os 15 mil profissionais do Centro Paula Souza em todo o estado. Mais informações serão repassadas aos profissionais pelos diretores de ensino”, disse Doria.

A Secretaria da Educação já havia autorizado o trabalho remoto para servidores com 60 anos ou mais, gestantes e portadores de doenças respiratórias crônicas, cardiopatias, diabetes não controlada, hipertensão, pessoas em tratamento oncológico, lúpus e HIV que atuem nas escolas, diretorias de ensino e órgãos centrais.

AULAS
O governo estadual já havia determinado que aulas na rede estadual fossem suspensas gradualmente ao longo desta semana, com unidades abertas para os estudantes que precisam ir à escola até as famílias se programarem, mas sem registro de faltas. A interrupção total das atividades escolares tem início na segunda-feira.

“A partir da semana que vem, 100% das aulas ficam suspensas por tempo indeterminado e não haverá atendimento ao público nesse período. Para garantir rotinas administrativas essenciais, como preservação do patrimônio, limpeza, pequenos reparos e gestão de financeira, serão mantidos funcionários e equipe gestora nas escolas”, explicou o governo estadual.

A Secretaria da Educação informou que estuda parcerias com empresas de tecnologia para disponibilizar conteúdos por meio de ensino a distância durante o período de suspensão. A pasta também disso que analisa a questão do fornecimento de merenda para os estudantes mais vulneráveis.

Além da Capa, o podcast do LIBERAL

A edição de número #27 do podcast ‘Além da Capa’ traz a experiência de ex-moradores de Americana que hoje vivem em países onde o novo coronavírus já se alastrou de maneira mais ampla, revelando um pouco mais sobre este problema em crescimento no Brasil. Ouça:

{{1}}

Publicidade