18 de abril de 2024 Atualizado 12:22

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Audiência

Site do LIBERAL chega a 25 milhões de acessos em 2020

Crescimento foi de 52% em relação a 2019; ano teve atualização em layout e coberturas especiais da pandemia e das eleições municipais; número de usuários alcançou casa dos 10 milhões

Por Redação

17 de janeiro de 2021, às 10h09 • Última atualização em 19 de janeiro de 2021, às 16h40

Hoje, 87% do consumo se dá por meio de celulares - Foto: Marcelo Rocha / O Liberal

O site do LIBERAL fechou 2020 com 25 milhões de acessos. O número é 52% maior do que o registrado em 2019. As estatísticas são da plataforma de audiência digital Google Analytics.

Além do crescimento expressivo no acesso, o noticiário online produzido pelo Grupo Liberal contou com um aumento de 43% de usuários na audiência. Foram 10 milhões em 2020.

📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

A cobertura da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), que já provocou mais de mil mortes em Americana e região, e das eleições municipais ajudaram a impulsionar o interesse pelo noticiário, avalia o editor-executivo do Grupo Liberal, João Colosalle.

“Tivemos um ano atípico, de notícias imensamente relevantes, que afetavam a vida da população dia a dia. Conseguimos explicar todo o impacto dos fatos a nível regional, com responsabilidade. A audiência recorde é um grande reconhecimento deste trabalho de Jornalismo profissional”, comentou.

Os primeiros meses de pandemia, explica Colosalle, levaram o site do LIBERAL a bater recordes de audiência. Até 2019, por exemplo, a página, que é focada em notícias locais, mas que também traz conteúdo do Brasil e do mundo, nunca havia registrado mais do que 2 milhões de acessos por mês.

Em 2020, esta barreira dos 2 milhões foi superada consecutivamente entre os meses de março e julho, chegando a 2,6 milhões de acessos. Nas estatísticas de visualizações de páginas, o LIBERAL teve seu pico de audiência em março, quando se registrou 6,8 milhões de views.

“Apesar de todos os desafios que 2020 impôs, é muito bom ver que o número de acessos e usuários do site tiveram tal salto. Acredito que esses dados mostram a confiança que o Grupo Liberal conquistou de seus leitores. Em meio à pandemia, com tantas notícias falsas, é acolhedor saber que cada vez mais pessoas estão buscando fontes confiáveis de conteúdo para se informar”, comentou o editor do site do LIBERAL, Luciano Bianco Giuliani.

Acessos – Foto:

LOCAIS. Durante o ano, o LIBERAL também promoveu a remodelação do layout do site, que ficou mais moderno, valorizou o conteúdo e foi adaptado para melhorar a experiência de quem acessa a página por smartphones. Hoje, 87% do consumo se dá por meio de celulares.

Usuários de Americana também passaram a acessar mais o site nos últimos meses. A média mensal de leitores da cidade, em 2020, ficou em 140 mil. Novembro, porém, foi o mês que mais atraiu usuários do município – 190 mil.

“Novembro ficou marcado pela cobertura histórica que o LIBERAL fez das eleições municipais. Fizemos um projeto inédito de entrevistar cada um dos quase 500 candidatos a vereador de Americana, além das entrevistas com prefeitos, reportagens especiais sobre os desafios da cidade e a própria cobertura, em tempo real, do dia da eleição”, explicou Colosalle.

Além de Americana, o site viu os acessos de usuários de Santa Bárbara d’Oeste, Hortolândia e Campinas dobrarem. “Temos hoje uma relevância digital que não está restrita mais as cinco cidades da Região do Polo Têxtil, mas também à metrópole que é Campinas. Isso nos faz, inclusive, investir numa cobertura que atenda esse público”, disse o editor-executivo.

Publicidade