21 de setembro de 2020 Atualizado 12:08

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Na região

SAP transfere 342 presos do regime fechado para semiaberto

Sindicato dos funcionários do sistema prisional aponta aumento dos riscos de infecção por coronavírus

Por Rodrigo Alonso

21 jun 2020 às 08:00 • Última atualização 21 jun 2020 às 11:55

A SAP (Secretaria da Administração Penitenciária) deu início aos trâmites para a transferência de 342 presos do regime fechado para semiaberto na região. A informação foi divulgada pela pasta ao LIBERAL nesta sexta-feira (19).

Sete dos presos são do CDP de Americana – Foto: Marcelo Rocha / O Liberal

A ação é criticada pelo Sifuspesp (Sindicato dos Funcionários do Sistema Prisional do Estado de São Paulo), que aponta aumento dos riscos de infecção pelo novo coronavírus (Covid-19).

Dos 342 detentos, há sete do CDP (Centro de Detenção Provisória) de Americana e 335 do Complexo Penitenciário Campinas/Hortolândia. Eles vão migrar para o CPP (Centro de Progressão Penitenciária) de Campinas e para o CPP de Hortolândia.

A transferência de presos que aguardavam vaga no regime semiaberto começou na última terça-feira (16), em todo o Estado.

Todas as movimentações, segundo a SAP, são “precedidas de avaliações clínicas para a confirmação das perfeitas condições de saúde do interessado e manutenção de isolamento na unidade prisional de destino”.

Em nota, o Sifuspesp diz que, “além da gravidade pelo aumento dos riscos de infecção, as transferências representam mais detentos em unidades já superlotadas, ampliando mais ainda tanto as chances de contágio como a precarização das condições de trabalho dos servidores penitenciários devido ao deficit funcional”.

Podcast Além da Capa
O mais festejado dos cinco títulos mundiais da seleção brasileira? A resposta é subjetiva, depende da percepção de cada um. Independentemente disso, a conquista da Copa do Mundo de 1970, no México, completa 50 anos sem ter ameaçado seu lugar no Olimpo do futebol. O ambiente de Americana naqueles dias de junho pauta essa edição do Além da Capa. O editor Bruno Moreira conversa com o repórter Rodrigo Alonso, além de contar com a contribuição de convidados.

Publicidade