18 de abril de 2024 Atualizado 15:44

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Imunização

RPT espera reposição de doses para continuar vacinação contra gripe

Procura no primeiro dia zerou estoques na região; Estado vai enviar novos lotes nesta terça-feira (24) para regionais

Por Marina Zanaki

23 de março de 2020, às 20h31

Em meio à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a população idosa aderiu à campanha de vacinação contra gripe e os estoques zeraram em todas as cidades da região. A Secretaria do Estado da Saúde recebeu novos lotes do Ministério da Saúde e informou que está fazendo uma “força-tarefa” para entregar mais doses às regionais nesta terça-feira (24).

A Secretaria Municipal de Saúde de Americana informou que as 9,6 mil doses fornecidas pelo Estado para o início da campanha se esgotaram por volta das 14h. O município aguarda reposição e prevê que vai retomar a vacinação na quinta-feira.

Foto: Prefeitura de Americana / Divulgação
Em Americana, a vacinação deve ser retomada na quinta-feira

De acordo com a Secretaria de Saúde, a procura foi muito além do habitual das últimas campanhas por conta da pandemia de coronavírus, apesar de a vacina da gripe não oferecer imunidade à Covid-19.

A campanha foi antecipada pelo Ministério da Saúde pois a imunização ajuda na identificação de casos suspeitos e dificulta que o coronavírus seja confundido com outras doenças, como H1N1 e Influenza B.

Podcast: Sete edições do Além da Capa para ouvir durante a quarentena

Para garantir que não houvesse aglomeração, os funcionários da saúde organizaram o fluxo dos idosos na área externa. Algumas unidades demarcaram com faixa no solo o espaçamento necessário.

O drive thru foi uma opção na UBS (Unidade Básica de Saúde) do Parque Gramado e no Núcleo de Especialidade. Com isso, os moradores tiveram a opção de serem vacinados dentro do veículo. A estratégia poderá ser incorporada em outros postos de vacinação da cidade ao longo da semana.

As cidades de Nova Odessa, Santa Bárbara d’Oeste e Sumaré também adotaram o drive thru na vacinação.

Em Nova Odessa, as 1,9 mil doses da campanha acabaram em cerca de quatro horas. A Secretaria de Saúde do município vai fazer um informe sobre a retomada da campanha assim que receber os novos lotes.

Saiba tudo sobre o coronavírus, o que ele provoca e como se prevenir

Com o estoque zerado nesta segunda-feira, a Secretaria Municipal de Saúde de Santa Bárbara d’Oeste passou a recomendar o agendamento para a vacinação, que pode ser feito pelo telefone 0800-770-6378, das 8 às 16 horas.

Em Sumaré, a procura foi definida como “atípica” para o primeiro dia da campanha. Foram aplicadas todas as 7,6 mil doses disponíveis. Hortolândia tinha 6,3 mil doses, quantidade que em épocas normais seria suficiente para durar uma semana.

A campanha segue até 23 de maio, liberando as doses aos públicos-alvo de forma gradativa. O imunizante protege contra três variações do vírus Influenza – A-H1N1, A-H3N2 e B.

LOGÍSTICA

A Secretaria de Estado da Saúde disse que montou uma força-tarefa com as equipes do Centro de Vigilância Epidemiológica e do CDL Centro de Distribuição e Logística, garantindo envio das grades de vacina contra a gripe até esta terça-feira. No final de semana, São Paulo recebeu uma segunda remessa, com 2,8 milhões de doses.

O Ministério da Saúde enviou inicialmente 2 milhões de doses a São Paulo, o equivalente a 32% do quantitativo necessário para os grupos prioritários da primeira fase – idosos e profissionais de saúde. “A pasta está em diálogo contínuo com o Ministério para garantir o abastecimento”, finalizou o Estado.

Publicidade