20 de abril de 2024 Atualizado 10:31

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Trabalho

Região tem primeiro saldo positivo de empregos desde 2013

Todos as cinco cidades Região do Polo Têxtil fecharam 2019 positivamente; no total, foram abertas 2.320 vagas de emprego, de acordo com dados do Caged

Por Marina Zanaki

25 de janeiro de 2020, às 08h27

A RPT (Região do Polo Têxtil) teve saldo positivo de 2.320 vagas de trabalho em 2019. A última vez que a região havia registrado mais contratações do que demissões havia sido em 2013. Naquele ano, haviam sido abertos mais de sete mil postos e, desde então, todos os anos tiveram mais demissões que contratações.

Os números de dezembro mostram o fechamento de 3.017 vagas na RPT. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do Ministério do Trabalho.

Foto: João Carlos Nascimento / O Liberal
Jeter Carvalho tem empresa de serviços e contratou funcionários

No ano passado, os dois setores que puxaram as contratações foram comércio (1.833 vagas) e serviços (928 vagas). A indústria fechou 396 vagas na região.

A cidade com melhor desempenho foi Hortolândia. Foram abertos 823 postos de trabalho, 699 deles em serviços.

Nova Odessa aparece em segundo lugar na RPT, com 625 postos, e Americana vem na sequência, com 529. Nas duas cidades o destaque ficou por conta do setor de serviços, seguido pelo comércio.

Santa Bárbara d’Oeste teve saldo de 325 vagas. Entre os principais setores, registrou resultado positivo apenas no comércio, já que indústria e serviços na cidade tiveram mais demissões que contratações. Situação semelhante ocorreu nos setores de Sumaré. O saldo no ano passado na cidade foi de 18 vagas.

ANÁLISE

Professor de economia da Fumep (Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba), Francisco Crocomo analisa que os resultados do ano ainda não indicam uma retomada nacional da economia, e entende como uma reação local.

“Acredito muito na nossa região, está mostrando que tem uma dinâmica própria, mas para continuar nesse ritmo precisa de sinalizações mais fortes do governo federal”, declarou.

Professor de economia da Fatec (Faculdade Técnica) de Americana, Marcos de Carvalho Dias acredita que, apesar de ser um resultado positivo, a criação de vagas no ano passado ainda está abaixo do necessário em relação à perda de empregos nos últimos anos. Somente em 2015, a região demitiu 12 mil pessoas.

“É uma coisa ainda tímida, incipiente e setorial. Ano passado a criação de vagas oscilou, talvez ainda continue oscilando no mercado de trabalho. Particularmente ainda não vejo algo para comemorar, vejo com cautela”, indicou o professor.

A criação de vagas em Americana no ano passado concentrou-se principalmente no setor de serviços (554) e comércio (442).

Diretor da Azoup Tecnologia, empresa que presta serviço de sistemas para o comércio varejista, Jeter Carvalho contou que ampliou o número de profissionais da área de suporte, de quatro para sete.

Além disso, um novo departamento com foco no sucesso do cliente foi criado. Por tratar-se de uma função nascida nas startups e ser relativamente recente, a empresa teve dificuldade em encontrar um profissional capacitado para a função.

“É um departamento pró ativo com nossa carteira de clientes, certifica todas as pontas, desde a hora que contratou até a entrega. É um ponto de apoio com contatos recorrentes. Aumentando a carteira de clientes, podemos contratar mais um profissional na área”, indicou o diretor.

Publicidade