24 de abril de 2024 Atualizado 13:46

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Plano SP

Região tem ocupação de leitos de UTI no limite para regressão de fase

Departamento Regional de Saúde de Campinas soma 69,5% dos leitos de UTI Covid-19 ocupados, e limite da fase laranja do Plano SP contra o novo coronavírus é de 70%

Por Marina Zanaki

15 de janeiro de 2021, às 07h28 • Última atualização em 15 de janeiro de 2021, às 08h25

O Departamento Regional de Saúde de Campinas, do qual Americana e região fazem parte, está com a ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) no limite da regressão à fase laranja. Nesta quinta-feira, 69,5% dos leitos estavam ocupados, e o percentual da fase laranja é a partir de 70%.

As mudanças de fase do Plano São Paulo levam em consideração cinco critérios, e a taxa de internação é a que tem maior peso em relação às demais.

Os demais critérios são internações, novos casos do novo coronavírus (Covid-19) e novos óbitos, sempre nos últimos 14 dias por 100 mil habitantes, além de leitos de UTI Covid por 100 mil habitantes.

Em todos esses indicadores, a região se encaixa dentro da faixa amarela. Os novos casos somam 317,9 (o limite da fase amarela é 360). Os óbitos são 5,4 (dentro do teto de 8 para a fase amarela), e as novas internações têm índice de 37,1 (abaixo do limite de 60). O indicador leitos de UTI por 100 mil habitantes é de 14,9, o suficiente para permanecer na fase amarela do plano.

Uma nova reclassificação do Plano São Paulo foi antecipada para hoje. Uma nova mudança estava prevista somente para fevereiro, mas o Centro de Contingência pediu ao governador a nova reclassificação.

Coordenador do Centro, Paulo Menezes relacionou a necessidade de reclassificações às aglomerações de final de ano.

“Desde novembro, assistimos a um crescimento progressivo de casos, internações e óbitos em praticamente todo o Estado. Tínhamos grande preocupação com o final de ano, feriados e aglomerações, e nesses últimos dias observamos que continuamos com essa tendência e seria necessário antecipar a reclassificação para algumas regiões do Estado”, explicou o médico durante coletiva de imprensa na quarta.

As regras da fase laranja foram atualizadas na semana passada. Agora, a principal diferença entre ela e a fase amarela é o horário máximo permitido.

A partir das 20 horas, somente atividades essenciais podem funcionar, quando na fase amarela está autorizado até as 22 horas.

Mortes
A RPT (Região do Polo Têxtil) confirmou mais 10 óbitos pelo novo coronavírus nesta quinta. Foram três mortes em Santa Bárbara d’Oeste, três em Hortolândia, duas em Sumaré, uma em Americana e uma em Nova Odessa.

Publicidade