23 de Maio de 2020 Atualizado 17:16

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Compartilhe

Covid-19

Região tem 243 casos e contabiliza 19 mortes por coronavírus

Nesta sexta-feira, as cidades de Americana e Nova Odessa confirmaram, cada uma, mais uma morte pela doença

Por Marina Zanaki

09 Maio 2020 às 08:31 • Última atualização 09 Maio 2020 às 11:57

Americana e Nova Odessa confirmaram, cada uma, mais uma morte provocada pelo novo coronavírus (Covid-19) nesta sexta-feira. A RPT (Região do Polo Têxtil) contabiliza 19 pessoas que morreram por conta da doença e tem 243 casos positivos.

O caso confirmado nesta sexta em Americana é a quarta morte da cidade. O paciente era um homem de 60 anos que estava internado no Hospital do Servidor Público Estadual, em São Paulo.

Santa Bárbara promove ações de combate à Covid-19 – Foto: Prefeitura de Santa Bárbara / Divulgação

O paciente fazia tratamento de câncer e no dia 23 de abril começou a ter febre, cansaço, dor no corpo e falta de ar. Ele procurou o hospital onde já fazia tratamento e foi internado. O quadro do paciente se agravou e ele morreu no dia 28 de abril.

O resultado positivo foi recebido no dia 4 de maio, mas a prefeitura foi notificada somente nesta sexta.

“A Prefeitura de Americana lamenta profundamente pelo falecimento de mais um residente em nosso município e externa condolências à família e amigos”, disse o município. A família do paciente está sendo monitorada e até o momento nenhum familiar apresentou sintomas.

Americana tem 56 casos positivos, dos quais quatro morreram, 17 estão em isolamento domiciliar e 35 estão curados.

A Prefeitura de Nova Odessa recebeu nesta sexta o resultado positivo de um idoso de 76 anos. Ele morava em uma casa de repouso da cidade e morreu na Unidade Respiratória na última segunda.

O local estava sendo monitorado pela prefeitura desde a morte do residente. Após a confirmação da Covid-19, agentes sanitários visitaram a casa e constataram que o local tem cumprido as medidas de higiene.

A casa de repouso é composta por dois imóveis, e o idoso que morreu morava sozinho em um deles. No outro, moram seis mulheres. Elas foram examinadas por profissionais da Vigilância Epidemiológica e nenhuma delas apresenta sintomas de gripe.

Tanto as moradoras quanto os funcionários serão testados. Para a prefeitura, há indícios de um caso “isolado”.

A Vigilância Sanitária iniciou a fiscalização dos outros cinco asilos do município, com reforço das orientações de higiene, limpeza e distanciamento.

Em Hortolândia, seis idosos de uma casa de repouso morreram em decorrência do coronavírus e outros 13 moradores foram diagnosticados.

Cidades
Santa Bárbara d’Oeste confirmou quatro novos caos, chegando a 17 positivos e uma morte. Sumaré teve sete novas confirmações, dos quais dois pacientes estão internados. A cidade tem 70 casos positivos e duas mortes.

O número de casos em Hortolândia chegou a 87. Dez pessoas morreram na cidade por Covid-19.

Cenário na região:

Hortolândia
87 casos
10 mortes

Sumaré
70 casos
02 mortes

Americana
56 casos
04 mortes

Santa Bárbara
17 casos
01 morte

Nova Odessa
13 casos
02 mortes