20 de abril de 2024 Atualizado 00:43

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Região

Região tem 14 mil títulos de eleitores cancelados

Quem deixou de votar e não justificou a ausência nas três últimas eleições teve o documento cancelado; veja como regularizar

Por Marina Zanaki

09 de junho de 2019, às 08h58

Foto: Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas
O número da região é maior do que nos dois últimos anos pós-eleição

Foram cancelados 14.457 títulos eleitorais na RPT (Região do Polo Têxtil) por conta de ausências injustificadas em três pleitos seguidos. A informação é do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Segundo o tribunal, cada turno é contabilizado como uma eleição, bem como pleitos suplementares realizados. Esses eleitores que tiveram o título cancelado tiveram 60 dias de prazo a partir da data da eleição para se justificarem.

O número da região é maior do que nos dois últimos anos pós-eleição. Em 2017 foram cancelados 8.852 títulos após o pleito municipal do ano anterior. Após as últimas eleições presidenciais, realizadas em 2014, foram cancelados 13.371 títulos.

A cidade com mais títulos cancelados no ano passado foi Sumaré (4.206 títulos), dona do maior eleitorado da RPT. Na sequência aparecem Americana (3.348), Hortolândia (3.166), Santa Bárbara d’Oeste (2.925) e Nova Odessa (812).

“As consequências (do cancelamento) não são da Justiça Eleitoral, e sim da vida civil da pessoa, do que ela deixa de exercer porque exige a quitação eleitoral”, alertou o chefe da Assessoria de Gestão Eleitoral do TSE, Thiago Fini Kanashiro.

Quem está com o título cancelado não consegue, por exemplo, emitir passaporte, documento de identidade, receber salário de emprego público, contrair empréstimo em banco mantido pelo governo, nomeação em cargo de concurso público, renovação de matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo.

“Hoje o procedimento de justificar está bem tranquilo. É possível no dia, estando fora da cidade, mas depois tem o sistema que você consegue pela Internet, juntando a documentação comprovando que estava viajando”, lembrou Kanashiro.

REGULARIZAR. Os eleitores podem consultar se tiveram o título cancelado no Portal do Tribunal Superior Eleitoral, na área Serviços ao Eleitor – Situação Eleitoral.

A regularização é feita no próprio cartório eleitoral. É preciso apresentar documento de identificação com foto, comprovante de residência e título – se ainda o possuir. Além disso, o eleitor vai precisar pagar uma multa de R$ 3,51 por pleito que deixou de justificar.

Publicidade